SÃO CARLOS/SP - São Carlos conquistou novamente a certificação de integração ao Mapa do Turismo Brasileiro, edição 2025, concedida pelo Ministério do Turismo (MTur). O município foi classificado no nível máximo, como “Município Turístico – Nível 1”, reconhecimento que reforça o protagonismo da cidade no cenário nacional.
A avaliação é baseada em 70 indicadores técnicos previstos pela Lei Geral do Turismo e pelo Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Com essa classificação, São Carlos passa a integrar o grupo de destinos que concentram o maior fluxo de visitantes e oferecem os principais atrativos e serviços turísticos do país.
O reconhecimento é resultado do trabalho conjunto da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), que também foi certificado e registrado no Sistema de Informações do MTur. Segundo o Ministério do Turismo, o Mapa é uma ferramenta estratégica que orienta investimentos e apoia os gestores municipais na formulação de políticas para ampliar a competitividade e diversificar a economia do setor.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, a certificação confirma a seriedade das ações do município. “Estar mais uma vez presente neste Mapa é motivo de orgulho e demonstra a seriedade da gestão do prefeito Netto Donatto, que, ao criar a Secretaria de Cultura e Turismo, estabeleceu diretrizes para valorizar os atrativos culturais, históricos, gastronômicos, de negócios e eventos da cidade. Essa conquista consolida São Carlos como um destino cada vez mais acolhedor e fortalece a Capital da Tecnologia como protagonista do turismo no interior paulista”, destacou.
Severo ressalta ainda que a classificação máxima amplia as possibilidades de captação de recursos, fortalece setores como hospedagem, gastronomia e comércio, além de gerar novas oportunidades de emprego e renda. Localizada no centro do Estado, São Carlos integra a Região Turística Serra do Itaqueri, composta por outros 15 municípios, e faz parte da Rota do Caminho da Fé. Essa integração, segundo ele, potencializa a criação de roteiros conjuntos e projetos regionais, valorizando ainda mais os atrativos da região.
“A certificação no Mapa do Turismo Brasileiro é um reconhecimento do trabalho sério que São Carlos vem realizando para fortalecer o setor. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, valorizando nossos atrativos, gerando oportunidades”, finaliza o prefeito Netto Donato.