SÃO CARLOS/SP - São Carlos recebeu, na última terça-feira (23/09), o Road 60+ SP -São Carlos 2025, considerado o maior encontro de capacitação e negócios voltado ao turismo para o público acima de 60 anos. O evento foi realizado no Onovolab, no Centro, com o tema “Capacitação e Transformação: transforme o atendimento ao viajante maduro com o Road 60+ 2025”.
A iniciativa foi promovida pela revista Melhor Viagem 60+, em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, o programa SP para Todos, e contou com apoio da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), além do Onovolab.
Destinado a profissionais de hotéis, agências, guias, comércio e serviços, o encontro buscou preparar o trade turístico local e regional para oferecer experiências seguras, acolhedoras e memoráveis ao público 60+. A programação incluiu palestras, workshops e rodadas de negócios exclusivas com destinos, fornecedores e parceiros estratégicos.
Entre os temas abordados estiveram o perfil do viajante 60+, marketing digital aplicado ao turismo, estratégias de vendas e relacionamento com o público, além da apresentação de dados e tendências do setor. Participaram como palestrantes Leonardo Costa, assistente técnico da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado; Thiago Akira, especialista em marketing digital; Irineu Ramos, pesquisador do perfil do consumidor 60+; Marcus Duarte, consultor em turismo; e Tatiana Harsfush, gerente de mercado da Bahia.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, ressaltou a importância do evento para consolidar São Carlos como polo regional de turismo. “O público 60+ é o que mais cresce no turismo mundial. Nossa cidade tem patrimônio histórico, cultural e religioso que se enquadra perfeitamente nesse perfil. Capacitar o trade é fundamental para oferecer experiências de qualidade e fortalecer o setor”, afirmou.
Dados do IBGE indicam que, até 2040, 25% da população brasileira terá mais de 60 anos, o que representa grande potencial para o chamado “turismo prateado”.
“Queremos conscientizar os agentes de viagem, as operadoras, os guias e os atores do Turismo a importância de trabalhar o Turismo 60 + que chamamos de o turismo prateado. O Estado de
São Paulo tem um panorama de opções para o turista 60+ e se constitui num grande destino turístico todos os outros estados e países. Vale lembrar com o aumento da expectativa de vida é importantíssimo trabalhar esse público, pessoas super ativas que procuram destinos para descansar, mas também de aventura nos mais diversos segmentos que São Paulo oferece e o Turismo é a bola da vez”, salienta Leonardo Costa.
Também participaram do encontro o secretário adjunto de Turismo, Hicaro Alonso; a diretora do Departamento de Qualificação do Turismo, Fabiana Nascimento; o diretor do Departamento de Promoção Turística, Manoel Virginio; a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Marilda Santos; a presidente da Região Turística Serra do Itaqueri, Camila Assoni; e a gerente regional do Sebrae São Carlos, Ariane Canellas, além de servidores da SMCT.