fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Secretarias de saúde e da pessoa com deficiência fecham parceria para transportar pacientes em tratamento de hemodiálise

Secretarias de saúde e da pessoa com deficiência fecham parceria para transportar pacientes em tratamento de hemodiálise

Escrito por  Jun 18, 2023

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR), fechou, nesta semana, uma parceria para viabilizar o transporte dos pacientes que fazem tratamento de hemodiálise dentro e fora do município de São Carlos. A solicitação para a realização desse transporte especializado para atender as Pessoas com Deficiência (PCDs) partiu da SMS, em virtude da aquisição pela Prefeitura de São Carlos de duas vans adaptadas – veículos “minibus” – após convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo.
Os dois veículos adaptados são provenientes do Programa “Cidade Acessível” e estão atualmente sob a responsabilidade da SMPDMR, que possui o interesse em viabilizar os veículos para o transporte de pacientes que passam por hemodiálise e não possuem condução própria para o deslocamento entre sua residência e a unidade onde é feito o procedimento.
Os pacientes que passam por hemodiálise tratam-se de pessoas com diagnóstico de doença renal crônica e que, para todos os efeitos legais, são consideradas pessoas com deficiência. No atual momento, a demanda por esse transporte especializado envolve, principalmente, pacientes cadeirantes. As vans possuem um elevador apropriado com dispositivo próprio para o embarque e desembarque de cadeirantes, além dos assentos necessários para a segurança dos passageiros.

No primeiro momento, um veículo e um motorista serão oferecidos para atender os pacientes no sistema porta a porta e beneficiar estes e os familiares que os acompanham. Em caso de aumento da demanda, será disponibilizada mais uma van adaptada com motorista.
A secretária municipal de Saúde, Jôra Porfírio, afirmou que os primeiros atendimentos já foram realizados nesta semana. A partir de segunda-feira (19/06), será mantida uma rotina com itinerários pré-determinados para os pacientes cadastrados nesse sistema de transporte e também para solicitações pontuais. “Neste momento, atenderemos oito pacientes de hemodiálise que fazem o tratamento por quatro horas, três vezes por semana, e, desta forma, este veículo passará na residência dos pacientes, levando ao tratamento e, depois, deixando-os novamente na residência”, comenta Jôra, lembrando que estes pacientes já estão cadastrados no Sistema Integrado de Transporte Sanitário (SITS) do município.
Lucinha Garcia, secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, ressaltou que são pacientes que necessitam de um atendimento ainda mais humanizado e um deslocamento com toda a dignidade que eles têm direito. “A atual administração do prefeito Airton Garcia busca cada vez mais atender uma quantidade maior de cidadãos que necessitam de transporte para a continuidade de seus tratamentos e a nossa pasta está conseguindo, com essa parceria com a Saúde, beneficiar o maior número de pessoas com as viagens feitas com as vans adaptadas”, disse Lucinha Garcia.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.