Empresa expõe na Alemanha produtos feitos em São Carlos (SP), e que são exportados a cerca de 50 países, na primeira edição presencial do evento após a pandemia
São Carlos/SP — A Tecumseh do Brasil, uma das maiores fabricantes de compressores herméticos do mundo, marcou presença na maior feira global de refrigeração, a Chillventa, que aconteceu em Nuremberg, na Alemanha, entre os dias 11 e 13 de outubro. A edição do evento, primeira presencial desde a pandemia, foi vitrine de exposição de produtos inéditos, projetados e produzidos exclusivamente em São Carlos, no interior de São Paulo, e exportados a cerca de 50 países.
“Estar no principal evento de refrigeração do mundo reforça a vocação inovadora da Tecumseh do Brasil. Apresentamos ao mercado soluções completas para a refrigeração comercial, que estão na vanguarda da eficiência energética e sustentabilidade”, diz Homero Busnello, diretor de relações institucionais da Tecumseh do Brasil.
Entre os principais produtos expostos na Chillventa, estão os compressores da série AL, lançada na feira, e desenvolvida com foco na eficiência energética, e a série AE², mais vendida da Tecumseh. O portfólio também incluiu o setor de mobilidade elétrica, já que a empresa produz os compressores Masterflux, marca da Tecumseh, que fornece o principal componente para refrigeração de baterias de veículos elétricos. “Neste segmento, somos os únicos produtores do Ocidente do chamado sistema de compressão rotativo. Todos os demais concorrentes estão na China, Coreia do Sul ou Japão”, reforça Busnello.
Todos os novos produtos expostos na feira estão em conformidade com a Emenda de Kigali, assinada por 119 países, incluindo o Brasil, e que prevê a redução gradual do uso dos gases conhecidos como hidrofluorocarbonetos (HFC), com alto potencial de efeito estufa, em aparelhos de refrigeração e de ar condicionado.
No total, a Tecumseh do Brasil tem capacidade produtiva de 9 milhões de compressores por ano. Metade de suas vendas é comercializada no mercado interno, e a outra metade é exportada a diversas regiões, incluindo América do Norte, América Latina, Ásia e Oceania. Entre os principais destinos estão Estados Unidos, França, Argentina, Colômbia, Egito, Malásia, entre outros.
No mês passado, a companhia completou 50 anos no país, e anunciou que planeja investir R$ 75 milhões até 2025 para aumentar a capacidade de produção e desenvolver a próxima geração de compressores de alta eficiência. Em cinco décadas, a Tecumseh do Brasil investiu US$ 330 milhões em suas duas plantas do interior paulista, e atualmente emprega 2.100 funcionários.