SÃO CARLOS/SP - O Corpo de Bombeiros foi acionado por populares na manhã de hoje, 02, para atender uma ocorrência de que uma pessoa estaria em surto psicótico no, Jardim Gibertoni, em São Carlos.
Nossa reportagem esteve ao local e segundo informações, o rapaz que é deficiente auditivo estava no penúltimo andar e o Militar teve que subir no último andar e descer de rapel com uso de cordas e equipamentos adequados e através da linguagem de libras conseguiu evitar o pior.
Os Bombeiros acionaram os familiares para ficar com rapaz.
O auto-bomba 09-401, a UR 09-410, a VO do Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estiveram no local.
Suicídio
O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.
Todos os anos, milhares de pessoas morrem por suicídio no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada hora, enquanto outras três tentaram se matar sem sucesso no mesmo período.
Formas de prevenção
Um dos falsos mitos sociais em torno do suicídio é que a pessoa que tem a intenção de tirar a própria vida não avisa, não dá pistas. Isso não é verdade e devemos considerar seriamente todos os sinais de alerta que podem indicar que a pessoa está pensando em suicidar-se.
Saber reconhecê-los em você ou em alguém próximo é o primeiro e o mais importante passo. Por isso, sempre fique de olho no seguinte:
- Problemas de conduta ou manifestações verbais
- Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança
- Expressão de ideias ou de intenções suicidas
- Isolamento
- Outros fatores