SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano e a Vigilância Sanitária (VISAM) realizaram na manhã desta sexta-feira (08/07), uma operação em depósitos de sucatas e recicláveis para coibir furtos e receptação de fiação elétrica.
Em um estabelecimento comercial localizado na região da Vila Prado foi encontrada uma quantidade de fiação de cobre e alumínio de origem suspeita. Os guardas municipais e fiscais de posturas e da Vigilância Sanitária solicitaram a nota fiscal dos produtos e mediante a negativa da apresentação, o responsável pelo estabelecimento foi conduzindo ao Plantão Policial e os produtos foram apreendidos. Foi lavrado um boletim de ocorrência e o caso será investigado pela Policia Civil. Um homem foi detido e ouvido na Central da Polícia Judiciária (CPJ).
Representantes da CPFL foram até o local e verificaram a origem ilícita da fiação. Foram apreendidos no total 200 kg de fios de cobre e alumínio e 100 kg de cobre.
O secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, disse que a Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização tem intensificado o monitoramento e patrulhamento com objetivo de coibir a receptação de fios e consequentemente diminuir os furtos. “Os estabelecimentos que forem considerados receptadores de produtos furtados serão interditados caso seja constatado e comprovado irregularidades penais e administrativas”, garante Gardini.