SÃO CARLOS/SP - A liberação de recursos federais de R$ 450 mil de emenda parlamentar impositiva do ex deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP), através do Ministério da Segurança Pública, permitirá a construção do Canil do 38º Batalhão de Polícia Militar de São Carlos, cujo projeto técnico e arquitetônico, sem custos, foi viabilizado pelo vereador Marquinho Amaral (PSDB) junto ao engenheiro Leopoldo Caruso Friedmann e ao arquiteto Flavio Fernandes.
Lobbe Neto e o Tenente Coronel Valdemir Guimarães Dias comandante do 38º BPM-I, expressaram agradecimento ao vereador Marquinho, parceiro há muitos anos da Polícia Militar na Câmara Municipal e grande amigo do ex-parlamentar são-carlense, que apontou a ajuda do vereador como “fundamental e importantíssima para viabilizar o futuro canil”.
“Sem o engenheiro eo arquiteto, trazidos pelo vereador para auxiliar no projeto, o sonho de termos o canil na cidade não seria realizado. Agradeço meu amigo Marquinho, um homem público sempre atuante e com vontade de lutar pela cidade”, afirmou o ex deputado.
O comandante do 38º.BPM-I salientou que o canil vai melhorar o trabalho policial prestado em São Carlos, pois segundo ele, se trata de “uma estrutura essencial, especialmente, quando você começa a falar de internacionalização de aeroporto, intensificação do combate ao tráfico de drogas, melhorar as condições de segurança da nossa cidade e de dar uma maior estrutura para os nossos agregados policiais”.
De acordo com o Tenente Coronel, com a verba federal será possível a construção do canil e, concomitantemente, policiais militares já estão recebendo treinamentos e sendo capacitados pelo Canil Central da Polícia Militar, para que sejam condutores de cães policiais. Os cães também já estão sendo preparados para serem utilizados, quando da inauguração do Canil setorial.
O Canil de São Carlos contará com oito baias operacionais, quatro baias veterinárias, que são utilizadas para observação do cão ferido ou que se contaminou por algum motivo, uma sala veterinária, outra para trabalho de cinoterapia, que prestarão apoio às crianças e pessoas com necessidades especiais. “Com objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas crianças e pessoas, também na nossa cidade. Pretendemos que o Canil de São Carlos alcance o padrão dos melhores canis existentes no mundo”, afirmou o tenente-coronel.