SÃO CARLOS/SP - Com o tema “Governança e Gestão de Políticas Públicas de Juventude nos Municípios”, o 3º Encontro Paulista da Juventude foi realizado nesta terça-feira (29/04), no Cenacon Nacional Inn, em São Carlos, e reuniu mais de mil participantes de diferentes regiões do estado. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania por meio da Subsecretaria da Juventude, é hoje um dos principais fóruns estaduais voltados à discussão de políticas públicas para a juventude paulista.
Durante o encontro, gestores públicos, especialistas e autoridades participaram de painéis, palestras e rodas de conversa sobre temas como participação juvenil em câmaras municipais e o papel dos conselhos de juventude como instrumentos de cidadania ativa.
O secretário estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, ressaltou a escolha estratégica de São Carlos para sediar o evento, destacando o município como polo educacional e tecnológico.
“São Carlos simboliza o que queremos oferecer à juventude: educação de qualidade, apoio institucional e participação efetiva do governo e da sociedade”, afirmou.
Prieto também destacou ações do governo estadual voltadas à educação, como a reformulação curricular e a ampliação de disciplinas fundamentais. “Estamos promovendo uma verdadeira revolução educacional, com práticas inspiradas em sistemas internacionais de alto desempenho, além de atrair mais de R$ 400 bilhões em investimentos que gerarão novas oportunidades para os jovens”, declarou.
Para o coordenador estadual da Subsecretaria da Juventude, Juliano Borges, o evento representa um passo importante para aproximar os jovens da administração pública. “Nosso maior desafio é romper com a distância entre juventude e governo. Os jovens são aliados estratégicos na formulação de políticas públicas”, disse.
O prefeito de São Carlos, Netto Donato, celebrou a realização do encontro no município e destacou a importância do protagonismo juvenil na construção de políticas públicas. “É uma grande honra receber em São Carlos mais de mil jovens e representantes de mais de 200 municípios paulistas. Este encontro reforça o papel da nossa cidade como referência em educação, inovação e cidadania. São Carlos tem vocação para acolher iniciativas que fortalecem a juventude e preparam os jovens para liderar com responsabilidade e compromisso social. Promover espaços como este é investir no futuro do estado de São Paulo”, afirmou.
Também presente, o secretário municipal da Infância e Juventude, Emerson Leandro Morais, destacou a importância do apoio do governo estadual. Ele anunciou a destinação de um veículo oficial e um aporte de R$ 100 mil para investimentos locais em políticas voltadas à juventude.
Participaram ainda do encontro o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes; o presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara; a presidente executiva da Uvesp, Silvia Melo; a dirigente regional de ensino de São Carlos, Débora Costa Blanco; os vereadores são-carlenses Gustavo Pozzi, Elton Carvalho, Dé Alvim e André Rebello, secretários municipais, além de prefeitos da região e representantes de juventude de diversas cidades paulistas.