fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Evento na Câmara Municipal celebra Mês da Consciência Negra e homenageia Pai Matias

Escrito por  Nov 26, 2021

SÃO CARLOS/SP - Foi realizada na Câmara Municipal de São Carlos na tarde de quinta-feira (25) uma homenagem ao Babalorixá Matias (Pai Matias), importante liderança das religiões de matriz africana e afro-brasileira na cidade, com um evento também em celebração ao Mês da Consciência Negra.

Fizeram parte da mesa de autoridades o presidente da Câmara, vereador Roselei Françoso, que abriu o evento; a vereadora Raquel Auxiliadora, que presidiu a homenagem; Ricardo Marion, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), representando a secretária Vanessa Soriano Barbuto; José Cláudio Salvador, representando o Conselho Municipal da Comunidade Negra; Damaze Lima, representando o mandato da deputada estadual Leci Brandão; Edmar Neves, representando o Coletivo da Diversidade Religiosa de São Carlos; e Isaque Sampaio, representando o Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”.

Na ocasião, também estiveram presentes os vereadores Professora Neusa e Paraná Filho, outros representantes da SMCAS e de entidades religiosas de matriz africana e o Babalorixá Henrique César, que apresentou uma biografia do homenageado.

Continua depois da publicidade

LUIS ALBINO MATIAS - Natural de São Carlos, filho de Benedito Matias e Célia Bernardes, sócio-fundador da ABASC (Associação Beneficente dos Alfaiates de São Carlos), pai de seis filhos e avô de oito netos, aposentado, trabalhou mais de 46 anos na Diretoria Regional de Ensino de São Carlos. Os caminhos religiosos de Luis Matias se iniciaram muito cedo. A princípio, tornou-se médium umbandista e suas ajudas espirituais ficaram conhecidas entre os cidadãos de São Carlos. Formava-se fila para os atendimentos de suas entidades espirituais em seu primeiro terreiro, a Irmandade Espiritual Mãe Iemanjá, fundada em 1965. Em 1977, em viagem à Bahia, passou pelos atos litúrgicos de iniciação no candomblé e mais tarde tornou-se Babalorixá, filho dos orixás Oxóssi e Oxum. Apesar de se tornar zelador de santo no candomblé, jamais deixou o amor pela sagrada umbanda. É organizador de grandes festas em homenagem aos orixás e de ações de filantropia, participou de congressos internacionais no Chile e Argentina, além de congressos nacionais, e foi integrante da Federação Espírita de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo, representando a organização na região de São Carlos. Com 56 anos de trabalho espiritual, Pai Matias é hoje um dos sacerdotes das religiões de matriz africana mais antigos na cidade.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.