SÃO CARLOS/SP - São Carlos ganhou a segunda Geladeira do Saber na tarde desta quinta-feira (17). A nova unidade foi instalada na Avenida São Carlos, em frente ao ponto de ônibus da Praça Coronel Salles, próximo à Câmara Municipal, e a população já pode retirar ou doar livros.
A Geladeira do Saber é um projeto de incentivo à leitura, instituído por uma lei do vereador Rodson Magno e promovido pelo SIBI (Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos). "Trouxe esse projeto de São Paulo. Para mim, podem nos tirar tudo, mas não o conhecimento. Com o livro, você viaja, conhece outros países, culturas e adquire novos conhecimentos", completou o vereador.
O município deve utilizar geladeiras em desuso para transformá-las em bibliotecas e a população pode retirar, trocar ou doar livros sem a necessidade de um cadastro formal. Não há um responsável, as pessoas podem utilizar a Geladeira durante as 24 horas do dia.
Para a secretária municipal de Educação Wanda Hoffmann, a importância da Geladeira do Saber é levar o conhecimento a todos. “É ter a facilidade e a disponibilidade de livros de diversos temas para todos que queiram e de forma gratuita”, afirmou.
O bibliotecário da Câmara Municipal, José Carlos Bastos Junior, também destacou a importância do projeto para a difusão da leitura e do conhecimento. “Qualquer pessoa pode retirar um ou mais livros e recomenda-se que tragam outros para poder fazer circular o conhecimento”, explicou.