“Não podemos ser reféns dessa estrutura que não traz resultados, precisamos apresentar algo diferente”, declarou Lucão
SÃO CARLOS/SP - O presidente da Comissão da Saúde da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes (MDB), participou na tarde da última quarta-feira (23) de audiência pública onde se discutiu a falta de ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Lucão destacou que a Comissão de Saúde está acompanhando todo o trabalho que vem sendo realizado pela nova equipe que está buscando reestruturar a área da saúde em São Carlos e que é preciso buscar alternativas para solucionar problemas como os enfrentados pelo SAMU.
“Não podemos ser reféns dessa estrutura que não traz resultados, precisamos apresentar algo diferente, isso não é só com o SAMU, mas também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com as mudanças que ocorreram na estrutura da Secretaria da Saúde, já conseguimos algumas mudanças, ampliamos os atendimentos nas UPAs e deixamos aberto durante os feriados prolongados a Unidade Básica de Saúde da Vila Isabel, com certeza iremos buscar uma alternativa para o SAMU também, por exemplo podemos estudar a possibilidade de locação de ambulâncias reserva para reposição quando uma viatura estiver em manutenção preventiva. Digo que toda a estrutura da saúde está sendo mapeada e a Comissão de Saúde está dando todo suporte. Não iremos ficar assistindo esse desmanche do SAMU e do SITS”, disse Lucão.
O parlamentar frisou ainda que o poder Legislativo está unido em ajudar o SAMU para a aquisição de novas ambulâncias. “Os vereadores se uniram para a aquisição de uma nova ambulância, cada um irá destinar R$ 20 mil reais em emendas para a saúde”, destacou e finalizou informando que a Comissão de Saúde irá acompanhar de perto o processo de licitação que foi aberto esta semana para a aquisição de ambulâncias para o SAMU e também para o SITS.