São Carlos, com a maior população, será a sede da Aglomeração Urbana Central
SÃO CARLOS/SP - O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB), participou na manhã de sexta-feira (2) da audiência pública promovida pelo governo do Estado de São Paulo em São Carlos para criar a região chamada de Aglomeração Urbana Central, que reúne 26 municípios e cerca de 1 milhão de habitantes, e tem São Carlos como sede.
O vice-governador Rodrigo Garcia e o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o prefeito de São Carlos, Airton Garcia, entre outras autoridades locais e regionais, também participaram do evento.
O objetivo da audiência foi apresentar o estudo que originou a Aglomeração Urbana Central. “O debate para apresentar esse novo modelo de regionalização é bastante importante, afinal já faz 40 anos que o Estado funciona sob a divisão atual”, comentou Roselei.
“São Carlos é a maior cidade da região, uma das mais importantes do Estado, e merece ser sede dessa região metropolitana”, destacou o presidente da Câmara Municipal. São Carlos é o maior pólo habitacional desta região, com 254 mil habitantes na estimativa do IBGE para 2020, e Araraquara, em segundo lugar, com 238 mil moradores.
“São Carlos é um importante polo logístico e industrial com um perfil tecnológico reconhecido no Brasil todo”, frisou o presidente da Câmara. De acordo com a Fundação Seade, 58,4% do Produto Interno Bruto (PIB) de São Carlos vem do setor de serviços e outros 27,3% das indústrias.
“Essa nova região vai ter um papel importante para discutir investimentos e melhorias na qualidade de vida da nossa população”, frisou o vice-governador Rodrigo Garcia.
Demandas – O presidente da Câmara Municipal de São Carlos aproveitou a oportunidade para entregar ao vice-governador, Rodrigo Garcia, três solicitações do município que dependem do empenho e apoio do governo do Estado de São Paulo. A criação da terceira faixa e a construção de avenidas marginais à rodovia Washington Luís entre os quilômetros 227 e 241, perímetro urbano de São Carlos; uma unidade de saúde da rede Lucy Montoro; e recursos para a implantação de usinas fotovoltaicas nas escolas instaladas em São Carlos. Outros vereadores de São Carlos participaram do evento e entregaram seus pleitos ao governo estadual.