fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Vereador Fabio Zanchin trabalha pela implantação de novo Cartório de Registro de Imóveis em São Carlos

Vereador Fabio Zanchin trabalha pela implantação de novo Cartório de Registro de Imóveis em São Carlos

Escrito por  Jul 07, 2023

SÃO CARLOS/SP - Devido às recorrentes reclamações de munícipes que fazem uso dos serviços de registro de imóveis em São Carlos, o vereador Fabio Zanchin tomou algumas providências nas últimas semanas para conseguir para São Carlos um novo cartório com essa competência. O parlamentar, junto com o presidente do Legislativo Municipal, Marquinho Amaral, protocolaram na Câmara um requerimento solicitando ao prefeito o encaminhamento dessa demanda ao Tribunal de Justiça de São Paulo.

 No documento, Fabio Zanchin explica que é de competência exclusiva do Tribunal de Justiça a iniciativa de propositura de lei que disponha sobre a organização dos cartórios extrajudiciais, o que inclui a criação de novos cartórios.

 O vereador ainda conta com o apoio do deputado federal Luiz Carlos Motta, que, a pedido do parlamentar são-carlense, enviou ofício ao desembargador Ricardo Mair Anafe, presidente do Tribunal de Justiça, solicitando especial atenção para esse caso.

 “Como há apenas um único cartório dessa modalidade na cidade, isso tem gerado diversos atrasos e devoluções de documentos sem o andamento solicitado. Os usuários afirmam que, em diversos pedidos, os prazos não são cumpridos,  o que acarreta um grande prejuízo às pessoas que dependem das documentações lavradas dentro do prazo”, destacou Fabio Zanchin, que também foi procurado pelo representante do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECISP – SP), Wenderçon Matheus Sobrinho, para a apresentação dessa demanda.

 

EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS - Outro grande motivo para a instalação do novo cartório é o crescimento de São Carlos, especialmente quanto aos empreendimentos imobiliários, argumentou o vereador. Hoje, a cidade figura entre as maiores cidades do interior em número de residentes. Conforme dados atualizados do IBGE até 2021, a cidade possui 256.915 habitantes e uma área total de 1.136,907 km². No entanto, a cidade vizinha de Araraquara, que tem um total de 240.542 habitantes e uma área total de 1.003,625 km², portanto um município menor que São Carlos em ambos os dados, conta com mais de um cartório Registro de Imóveis, Títulos e Documentos.

 “A cidade tem um elevado número de imóveis, urbanos e rurais, e é inadmissível atualmente, ao contrário das cidades vizinhas como Rio Claro, Araraquara e Jaú, que contam com mais de uma serventia de Registro de Imóveis, ter apenas uma em nosso município”, complementou Fabio Zanchin, que agora aguarda para que os pedidos sejam atendidos pelo Tribunal de Justiça e que os são-carlenses possam contar novamente com um serviço de qualidade.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.