fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Vereadora Raquel Auxiliadora critica falta de planejamento na administração Netto Donato

Vereadora Raquel Auxiliadora critica falta de planejamento na administração Netto Donato

Escrito por  Jan 30, 2026

Vereadora afirma que o governo municipal tem recorrido a improvisos e usa a contratação temporária na educação como exemplo; série nas redes promete comparar “o que foi dito, o que tá no papel e o que aconteceu”.

 

SÃO CARLOS/SP - A vereadora Raquel Auxiliadora apresentou nesta semana, nas redes sociais, o bordão “Gestão do Jeitão” para definir o que classifica como um modo de governar “no improviso”, sem planejamento e sem estabilidade administrativa, na gestão do prefeito Netto Donato. No primeiro vídeo da série, Raquel diz que a expressão resume uma sequência de decisões que, na avaliação do mandato, apontam fragilidade de organização e execução de políticas públicas ao longo de 2025.

“A gente criou esse conceito porque São Carlos está sentindo no dia a dia uma gestão que promete técnica, mas entrega improviso. Quando falta planejamento, a cidade fica carente do básico e os serviços viram remendo”, afirma Raquel.

Educação “no jeitão”

No segundo vídeo da série, divulgado também nesta semana, a vereadora foca na contratação de profissionais da educação por processo seletivo e defende que a qualidade do ensino depende de concurso público e estabilidade. Para Raquel, o recurso a contratos temporários aumenta a rotatividade, fragiliza o vínculo com a comunidade escolar e não resolve problemas estruturais de pessoal.

“Melhor condição de ensino é ter professor efetivo, contratado por concurso público. Processo seletivo é remendo — e remendo não pode virar regra na educação”, diz a vereadora.

Raquel também afirma que o município precisa repor vagas e ampliar equipes para evitar sobrecarga nas unidades, especialmente nas funções de gestão escolar. “Educação de qualidade se faz com equipe completa, profissionais valorizados e estabilidade para construir um trabalho contínuo. Quando falta gente, a escola entra em modo sobrevivência”, completa.

“Gestão pública de qualidade se faz com planejamento e estrutura”

Segundo a vereadora, uma gestão pública de qualidade se apoia em planejamento, metas e transparência, com decisões baseadas em diagnóstico, orçamento e cronograma; valorização do serviço público, por meio de reposição de quadros e concursos; e políticas públicas contínuas, com estabilidade de equipes e rotinas claras para que os serviços funcionem sem interrupções.

“Gestão pública de qualidade se faz com planejamento, com política pública funcionando e com respeito ao serviço público. É concurso, é reposição de equipe, é estabilidade, é execução — não é jeitinho”, afirmou Raquel.

Série nas redes

A parlamentar afirmou que o objetivo da série é organizar, em linguagem direta, uma prestação de contas crítica sobre a administração municipal. “Aqui vai ser sem achismo: é o que foi dito, o que tá no papel e o que aconteceu”, diz a vereadora no encerramento do vídeo.

A expectativa do mandato é que os próximos episódios abordem outros temas ligados ao funcionamento de serviços e decisões administrativas. Ao final da publicação, Raquel chama a população a relatar impactos na rotina: “Agora eu quero te ouvir: como você tá se sentindo com a educação do jeito que tá?”, questiona.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.