SÃO CARLOS/SP - Foi realizado na última sexta-feira (06/09) o quarto módulo da I Jornada de Líderes, do Programa Bem Estar realizado pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (SMGP), coordenada pela Seção de Acompanhamento de Saúde do Servidor.
Ao todo serão capacitados cerca de 690 gestores de todas as secretarias do município, divididos em 5 módulos: Saúde mental no contexto contemporâneo, Liderança, Habilidades Pessoais e Relações Interpessoais, Gestão da Diversidade e Senso de Pertencimento e o último módulo que falará sobre o Assédio Moral.
Para esse quarto módulo estão sendo capacitados os diretores de departamento e chefes de gabinete, o primeiro encontro teve início com a palestra “Saúde mental no contexto contemporâneo”, ministrada pela psicóloga Graziela Vanni, que ressaltou a importância do equilíbrio e do autocuidado para os acontecimentos do dia a dia.
“Esse encontro é um estímulo para trazer aos colaboradores um olhar interno, nós estamos falando muito do autocuidado no sentido da inteligência emocional, no cognitivo de como gerenciar nossos pensamentos negativos, gerenciar melhor nossas habilidades internas como por exemplo, o que eu tenho feito com meu tempo, quanto de celular tenho usado, relacionamentos reais, a prática de meditação, enfim quem está aqui hoje vai sair com ferramentas e com estratégias para lidar com sua própria vida de uma maneira adequada, trazendo suas nuances negativas, positivas e neutras, como acontece com todas as pessoas, mas uma pessoa autocapacitada ela sabe lidar com esses acontecimentos sem reclamar, julgar ou condenar, são campeões”.
A chefe da Seção de Acompanhamento de Saúde do Servidor, Aline Marques Santezi, explica que a capacitação e o conhecimento são ferramentas importantes para a construção de um ambiente de trabalho produtivo, harmônico e feliz. “Nesse primeiro momento a proposta é olhar para o cuidado do gestor, a forma com que ele vem lidando com questões de saúde física, emocional e para o próximo módulo é desenvolver a liderança dos gestores.
O servidor público, assim como o trabalhador de modo geral, vem enfrentando muitos desafios na questão do adoecimento psíquico, mental, nós estamos muito preocupados com a forma de tratamento desse trabalhador, hoje estamos recebendo os cargos de direção, que estão a frente de outros cargos, então é uma cadeia de cargos de gestores, e precisamos saber como esse gestor acolhe a equipe, como ele determina esse clima organizacional, diante dos conflitos, das adversidades, a nossa missão é auxiliar, trazendo essa capacitação, esse conhecimento e que isso reflita nas equipes”.
Para a segunda quinzena de outubro o Programa Bem Estar começa a fase com todos os servidores também, com temas voltados para a saúde mental.