EUA - A Era do Gelo é uma das franquias infantis mais queridas pelo público nascido nos anos 2000. No primeiro filme, lançado em 2002, conhecemos os personagens Diego, Manny, Sid e Scrat, onde os três primeiros mencionados (um tigre, um mamute e uma preguiça) cuidam de uma criança para que ela retorne em segurança para os braços do pai.
Já Scrat, o esquilo dente-de-sabre, passa toda a sua jornada tentando pegar uma noz — e falha em todos os filmes da franquia, que somam seis longa-metragens e um curta protagonizado por ele. Dublado pelo diretor Chris Wedge, Scrat não tem diálogo, mas é apresentado como um esquilo dedicado e ansioso que está sempre perseguindo o sonho de capturar e esconder com segurança uma noz. Tudo tem dado errado para o personagem até agora.
Com o fechamento da Blue Sky Studios, que criou a franquia em 2002, Scrat finalmente teve seu merecido sucesso. Em novo vídeo divulgado pelo estúdio, o personagem finalmente consegue capturar sua cobiçada noz. Na descrição, escreveram: "Nos últimos dias do Blue Sky Studios, uma pequena equipe de artistas se reuniu para fazer uma cena final. Esta cena é uma despedida em nossos próprios termos."
A Blue Sky Studios foi formada em 1987 e adquirida pela 20th Century Fox, levando a uma parceria criativa responsável pela produção de 13 filmes e uma série de especiais e curtas. Quando a Disney comprou a 20th Century Fox em 2019, esperava-se que a Blue Sky Studios fosse dobrada em sua ala de animação, mas a empresa decidiu fechar as portas para sempre, pois não era economicamente viável. A Blue Sky Studios foi oficialmente fechada em fevereiro de 2021, enquanto ainda trabalhava em vários projetos, incluindo uma série de curta-metragens de Scrat.
Disponível no catálogo da Disney+, A Era do Gelo: Histórias de Scrat, apresenta seis novos curtas com Scrat, produzidos pela equipe Blue Sky Studios. Recentemente, a plataforma também lançou um filme spin-off da Era do Gelo, intitulado As Aventuras de Buck Wild, que traz de volta os principais personagens da franquia.
O novo filme da Disney+ começa no ponto em que A Era do Gelo: O Big Bang (2016) parou. As Aventuras de Buck se concentra em Crash e Eddie querendo o espaço de sua irmã mais velha, Ellie. No início do filme, os irmãos caem no gelo e ficam presos em uma caverna no mundo perdido. Determinados a resolver por conta própria, os gambás se veem embarcando em uma aventura maior do que jamais esperavam.
Buck Wild, um amigo da dupla, rapidamente resgata Crash e Eddie, e os três se unem para lutar e sobreviver nos perigos do Mundo Perdido. Completo com novos vilões e o humor pelo qual a franquia é conhecida, este filme é perfeito para entreter novos e antigos fãs da saga.
Nathalia Jesus / ADOROCINEMA