A apresentação, beneficente, será inspirada em um poema de Paulo Leminski com ritmos brasileiros e judaicos
SÃO PAULO/SP - No próximo dia 9 de maio (5ª feira), o Teatro Porto oferece seu palco para o show especial Tudo Aquilo Que A Gente É. Fortuna se apresenta ao lado da banda Klezmer 3 Rios com repertório inspirado em um poema de Paulo Leminski. O espetáculo, beneficente, pretende estabelecer pontes entre diferentes identidades sonoras, em uma incursão que passa pelos ritmos brasileiros e judaicos, incluindo suas diásporas.
A exemplo de outras performances marcantes de Fortuna, Tudo Aquilo Que A Gente É promete uma apresentação musical e poética. Através de suas músicas, o público presente poderá observar um diálogo entre as identidades diaspóricas judaicas, de origens da península ibérica e do leste europeu, em contato próximo com as experiências da cultura popular brasileira.
Em um território de confluência, as origens são entrelaçadas, criando novas afinidades sonoras. Com a chegada dos bandeirantes e de todos os Cristãos Novos que atravessaram os mares em busca de um novo mundo, o Brasil, de raízes judaicas, mistura ritmos do bulgar e do baião, do freilach e do frevo. Uma banda de pífanos interpreta uma antiga melodia klezmer, uma canção yiddish se transforma em um choro, um lamento nordestino se reencontra com suas origens em Sefarad.
Fortuna, Vicente Falek e a Banda Klezmer 3 Rios exploram nessa viagem musical um repertório onde estes encontros inesperados acontecem, onde contemporaneidade e ancestralidade andam juntas. Reconhecida mundialmente pelo seu trabalho, a, também, pesquisadora e compositora, com mais de 30 anos de carreira, se sente à vontade com parcerias musicais, a exemplo do que acontece agora com a Klezmer 3 Rios.
A banda é um grupo paulista de música judaica, que busca dialogar contemporaneamente a errante sonoridade Klezmer do leste europeu, com elementos musicais da diáspora brasileira. O conjunto, formado em 2019, desenvolve uma presença judaica viva no multicultural bairro do Bom Retiro, em uma harmonização entre nostalgia e transformação.
O show se solidariza com o projeto chamado Participação Social do Autista, que visa promover a integração de quem sofre com o transtorno do espectro autista. O valor arrecadado será doado para o Notea, que atende a população autista em situação de vulnerabilidade. O objetivo é construir um novo centro dedicado aos portadores de TEA, para atendimento em período integral.
Para a cantora, a música é um caminho natural de interação e integração do autista, e foi pensando nessa conexão que ela decidiu abraçar a causa defendida pelo Notea. Para o presidente do Notea, Abram Topczewski, “é uma satisfação e um privilégio trazer a música para esse novo projeto, começando com a presença de uma artista emblemática como a Fortuna.”
Mais informações no site da cantora: https://fortunaoficial.com/
Serviço Ingressos: de R$80,00 a R$120,00 com lugares reservados através do link: https://bileto.sympla.com.br/ |