BRASÍLIA/DF - Hoje, 08, duas campanhas de vacinação começam no Brasil – uma contra a poliomielite com foco em crianças menores de 5 anos e outra para atualizar a caderneta vacinal dos menores de 15 contra diversas doenças. O objetivo é recuperar a cobertura vacinal das crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional.
Cerca de 40 mil postos de vacinação estarão abertos em todo Brasil para aplicar as doses das 18 vacinas previstas pelo calendário nacional para esse público. Lembrando que a campanha terminará no dia 09 de setembro de 2022.
Em 2021, as principais vacinas previstas no calendário infantil tiveram baixos indicies de 73%, enquanto a faixa de cobertura recomendada gira em torno de 90% e 95%.
Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Para adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Segundo o Ministério da Saúde as crianças com mais de três anos de idade, esses imunizantes poderão ser administrados de maneira simultânea com a vacina contra a Covid-19 ou durante qualquer intervalo de aplicação.
A pasta ressalta que todos os imunizantes são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).