RIO DE JANEIRO/RJ - O Botafogo negocia com o Palmeiras a contratação do volante Patrick de Paula, de 22 anos. Dirigentes dos dois clubes conversam para a compra de direitos econômicos por parte da equipe carioca.
O jovem jogador vê com bons olhos uma mudança de ares, já que perdeu espaço no Palmeiras na atual temporada. O projeto esportivo alvinegro chamou a atenção do volante, que chegaria com o aval de Luís Castro. A aprovação do técnico português pesa porque é um sinal de que Patrick teria sequência entre os titulares do Botafogo.
Patrick de Paula renovou o contrato com o Palmeiras no meio de fevereiro deste ano. O vínculo anterior era até 2024 e foi estendido por mais um ano. A multa rescisória do volante para fora do Brasil é robusta: 100 milhões de euros (R$ 565 milhões).
Revelado pela equipe paulista, Patrick de Paula estreou entre os profissionais na temporada de 2020, quando atuou em 48 jogos, marcou cinco gols e deu uma assistência. Em 2021, jogou em 49 partidas, com três gols e uma assistência. Na atual temporada, atuou quatro vezes e deu uma assistência.
Pelo Palmeiras, o jogador conquistou duas Libertadores, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e um Paulistão.
Em 2020, logo após estrear entre os profissionais, Patrick cobrou e acertou o último pênalti na disputa da final do Paulistão contra o Corinthians. O gol do jogador encerrou jejum de 12 anos da equipe sem título estadual. No segundo semestre, atuou com frequência entre os titulares, mas ficou no banco na final da Libertadores, já em janeiro de 2021, contra o Santos. Entrou aos 32 minutos do segundo tempo e estava em campo quando Breno Lopes fez o gol do título, nos acréscimos.
Em 2021, Patrick alternou entre titulares e reservas. Também entrou no segundo tempo, aos 24 minutos, na final da Libertadores vencida pelo Palmeiras na prorrogação, diante do Flamengo. Nesta temporada, perdeu espaço com Abel Ferreira.
Por André Hernan, Davi Barros, Fred Gomes, Thayuan Leiras e Thiago Ferri / GE