BRASÍLIA/DF - O estádio Mané Garrincha, em Brasília, foi o palco, na sexta-feira (18), do confronto entre os dois maiores vencedores da Copa América, o Uruguai, com 15 taças, e a Argentina, com 14. O duelo, válido pela 2ª rodada do Grupo A, terminou com a vitória do time de Lionel Messi por 1 a 0. O gol foi marcado pelo volante Guido Rodríguez.
#CopaAmérica ?
— Copa América (@CopaAmerica) June 19, 2021
¡FINAL DEL PARTIDO! @Argentina venció 1-0 a @Uruguay y consiguió su primera victoria en la CONMEBOL #CopaAmérica 2021. El gol lo anotó Guido Rodríguez ⚽
?? Argentina ? Uruguay ??#VibraElContinente #VibraOContinente pic.twitter.com/4kZIWVmeW8
Com o resultado, a equipe argentina chegou aos quatro pontos e divide a ponta da chave com o Chile. O Uruguai, que disputou apenas o primeiro jogo, buscará os primeiros pontos na próxima segunda-feira (21) contra o Chile. A Argentina joga também na segunda-feira contra o Paraguai.
Durante o jogo na capital federal, o time argentino, em busca de uma conquista importante, algo que não ocorre desde 1993, partiu para cima. Lautaro Martínez pegou rebote de uma bela jogada de Messi e não conseguiu mandar a bola para as redes com o gol vazio.
Aos 12, Messi recebeu uma cobrança curta de escanteio e mandou na área. O volante Guido Rodríguez subiu sozinho de cabeça na segunda trave para desviar do goleiro Muslera. A bola ainda desviou na trave antes de entrar.
Logo depois, aos 18, Giménez errou e Lautaro forçou o goleiro Muslera a fazer bela defesa. Porém, o lance foi invalidado por marcação de falta. Aos 27, o centroavante Cavani chegou a reclamar de um possível pênalti após tentar o drible sobre Otamendi e cair na área. Mas o juiz mandou seguir adiante.
Já a etapa final foi marcada por muito equilíbrio, com muita disputa e marcação de ambos os lados, mas com pouca produção ofensiva.
*Por Juliano Justo - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional