SÃO PAULO/SP - O Corinthians informou na noite de sábado (20) que 8 jogadores e 5 integrantes da comissão técnica e de outros departamentos do centro de treinamento do clube foram diagnosticados com a covid-19.
De acordo com o clube paulista, todos estão assintomáticos e ficarão afastados das atividades por 10 dias e serão submetidos a novos exames. Um massagista da equipe também teve sintomas da doença, foi hospitalizado e apresentou melhora. Ele ficará afastado.
Os jogadores vão voltar às atividades a partir de 3ª feira (23.jun), quando passarão primeiro por uma bateria de avaliações físicas e testes bioquímicos e fisiológicos. Antes, na 2ª feira (22.jun), os atletas vão retirar equipamentos de proteção e material de treino que, de acordo com o clube, deverão ser higienizados pelos próprios jogadores em casa.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), permitiu na última semana que os clubes de futebol voltassem às atividades. Os treinos, porém, só poderão ser retomados em 1º de julho. A FPF (Federação Paulista de Futebol) queria que os treinamentos recomeçassem antes. Disse ver “com estranheza” o prazo fixado pelo governo “sem que haja uma explicação plausível e científica“.
O Campeonato Paulista está paralisado desde 16 de março, em razão da pandemia de covid-19. Não há previsão para o reinício do torneio.
Eis abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Sport Club Corinthians Paulista:
Após reuniões com a Federação Paulista de Futebol, Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e clubes participantes da Série A1 do Campeonato Paulista, o Sport Club Corinthians Paulista tem a liberação para retomar as atividades do Futebol Profissional seguindo medidas preventivas ao novo coronavírus e adotando o Protocolo de Retomada Gradual aos Treinos da FPF.
Dando início aos procedimentos, atletas, comissão técnica, staff e funcionários do CT Dr. Joaquim Grava realizaram exames laboratoriais nos dias 18 e 19. Após 190 testes de coronavírus foram constatados que oito atletas têm o vírus no corpo, mas não apresentam sintomas da Covid-19. No entanto, ficarão afastados das atividades do centro de treinamento por dez dias e serão submetidos a novos exames.
Outros 19 atletas se apresentarão no CT Dr. Joaquim Grava, na segunda-feira (22), para a retirada de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que se tornarão de uso pessoal no dia a dia, além de materiais de treino como uniformes e chuteiras, que serão conduzidos e higienizados pelos atletas em suas casas.
O recém-chegado atacante Jô não foi testado e passará pelo procedimento no início da próxima semana.
Outras cinco pessoas da comissão técnica e de outros departamentos do centro de treinamento também foram diagnosticadas com o vírus e seguirão o mesmo cronograma de avaliações dos atletas. Todas são assintomáticas.
O massagista Raimundo “Ceará” apresentou sintomas da doença, foi hospitalizado e apresentou melhora. Pertencente ao grupo de risco estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, será preservado das atividades, assim como todos que têm mais de 60 anos, e receberá acompanhamento médico diário.
O Departamento Médico do Clube, formado por Ivan Grava, Ana Carolina Côrte e Júlio Stancatti, desenvolveu protocolos específicos para a medicina esportiva que atendeu as expectativas e estão sendo seguidas por outros clubes brasileiros.
A partir de terça-feira (23), os atletas liberados para o trabalho começarão a bateria de avaliações físicas, testes bioquímicos e fisiológicos para o retorno as atividades.
O CT Dr. Joaquim Grava está devidamente preparado e irá seguir rigorosamente os protocolos de segurança, como:
- – Não utilização de vestiários
- – Equipamento de Proteção Individual (EPI) para todos os funcionários nas dependências do CT (incluindo atletas, exceto durante atividades físicas)
- – Pontos de higienização com álcool espalhados
- – Divisão de grupos fixos
- – Atividades ao ar livre no campo
- – Fisioterapeutas designados aos mesmos grupos de atletas para não haver variação de contato
- – Sem refeições no centro de treinamento para diminuir risco de compartilhamento de objetos
Vale ressaltar que ainda não há recomendações de segurança para a entrada de profissionais de imprensa, portanto, o Clube direcionará sua produção de conteúdo para fornecer material para os canais de mídia e seu torcedor.
*Por: Poder360