No evento digital gratuito, especialistas da instituição e convidados discutirão as conexões entre educação profissional, inovação e formação cidadã em um contexto de mudanças
SÃO PAULO/SP - Para ampliar as discussões sobre educação, fomentando o debate público, o Senac São Paulo promoverá de 2 a 7 de agosto o 2° Fórum Internacional de Educadores sob a temática Educação Profissional, Inovação e Formação Cidadã – conexões em um contexto de mudanças. O evento on-line terá participação de convidados de destaque no meio educacional, nacionais e internacionais, dos Estados Unidos e Portugal, além de especialistas da instituição brasileira.
Ailton Alves Lacerda Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro, abordará o papel da educação nas comunidades frente aos desafios globais. Lourenço Garcia, natural de Cabo Verde e Diretor da Escola Pública de Revere, em Massachusetts, nos Estados Unidos, compartilhará suas experiências inspiradas em Paulo Freire, David Rodrigues, professor de educação especial pela Universidade de Lisboa, de Portugal, discutirá sobre a formação de docentes. Francisco Cordão, reconhecido por prestar serviços educacionais a instituições como a Unesco no Brasil, tratará da história da educação, passando pelas transformações da educação profissional. Esses são alguns dos nomes responsáveis por enriquecer o intercâmbio de informações educacionais.
Dentre os objetivos da iniciativa estão a aproximação e discussão com a comunidade escolar, inclusive internacional; o debate de ideias com outras instituições e contextos diferenciados para ampliar repertórios e parcerias; a análise da educação a partir de olhares de especialistas, alunos, docentes, familiares e comunidade inclusiva; a reflexão sobre formação continuada e gestão educacional em meio às incertezas; o desdobramento sobre educação profissional, passando pelos aspectos históricos, pelo momento atual e possíveis desmembramentos futuros; escola não formal, pedagogia social, metodologias de ensino e aprendizagem e políticas educacionais também estarão na pauta do encontro.
“Esses tempos não têm sido fáceis e têm exigido da educação diversas transformações no curtíssimo prazo, tendo em vista o fechamento das escolas, o aparthaid tecnológico, a adaptação do ensino-aprendizagem no contexto remoto, os obstáculos para professores, alunos e famílias, o retorno gradativo às aulas, entre outros aspectos. Neste contexto a necessidade de trocar experiências e práticas educacionais é ainda mais latente. A troca a partir de um Fórum Internacional de Educação entre educadores experientes do Brasil e de outros países possibilitará vislumbrarmos alternativas possíveis a partir das diferentes vivências e realidades. Neste contexto de mudanças é fundamental discutir, portanto, a educação profissional, as inovações e a formação cidadã”, afirma Leandro Nassif D’Arco, gerente do Senac São Carlos.
Com a mediação de Márcia Cristina Fragelli, pesquisadora, autora de livros na área educacional e coordenadora educacional no Senac São Carlos, unidade do interior de São Paulo, o Fórum acontecerá de 2 a 6 de agosto, iniciando às 15 horas e no sábado, dia 7 de agosto, às 09h30. A abertura do evento ocorrerá com o bate papo sobre Ancestralidade, Comunidade e Escola: o papel da educação frente aos desafios globais com Lucila Mara Sbrana Sciotti, superintendente de operações do Senac São Paulo e Ailton Alves Lacerda Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro.
Inovação no Ensino-Aprendizado através do Fazer: práticas e dinâmicas, postura maker, colaborativismo e competências do século XXI será o tema do dia 5 de agosto, às 15 horas. Luciano Meira, mestre em psicologia cognitiva, bacharel em pedagogia, Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia, Adriano Camargo de Luca, professor assistente do Centro Universitário Senac e Daniel Caminha, psicólogo e professor convidado na Perestroika, escola de criatividade. vão refletir sobre as práticas e dinâmicas desenvolvidas em laboratórios acessíveis e sustentáveis, destacando experiências de empreendedorismo, entre outros aspectos.
No dia 6 de agosto, às 15 horas, a Formação de Docentes: contornos urgentes e emergentes da atualidade estará na pauta. A temática será debatida por David Rodrigues, professor de educação especial pela Universidade de Lisboa, Ana Kuller, especialista de educação do Senac São Paulo e por Bartira Riguetti, gerente do Senac Bauru, no interior do estado.
A última edição teve a participação de educadores de vários estados brasileiros, além de convidados de países como Moçambique e Finlândia. Mais de 11 mil inscritos de diferentes regiões do mundo assistiram ao evento virtual. O evento gratuito será transmitido no canal do YouTube do Senac São Paulo, mediante inscrição no site: www.sp.senac.br/educadoresaovivo
SERVIÇO
2° Fórum Internacional de Educadores
Data: de 2 a 7 de agosto de 2021
Horários: das 15 às 17 horas ou das 9h30 às 11h30
Preço: Participação gratuita
Local: YouTube do Senac São Paulo
Mais informações e inscrição: www.sp.senac.br/educadoresaovivo
Programação
- Ancestralidade, Comunidade e Escola: o papel da educação frente aos desafios globais
Data: 2/8/2021
Horário: às 15 horas
- Tecnologia como Ferramenta de Aprendizagem
Data: 3/8/2021
Horário: às 15 horas
- Metodologias Ativas: a escola e seus interatores no processo de ensino e aprendizagem
Data: 4/8/2021
Horário: às 15 horas
- Inovação no Ensino-Aprendizado através do Fazer: práticas e dinâmicas, postura maker, colaborativismo e competências do século XXI
Data: 5/8/2021
Horário: às 15 horas
- Formação dos Docentes: contornos urgentes e emergentes da atualidade
Data: 6/8/2021
Horário: às 15 horas
- Reflexões sobre a Conexão entre a História da Educação e a Educação Profissional diante das Transformações exigidas pelo Mundo do Trabalho
Data: 7/8/2021
Horário: às 9h30
Senac 75 anos. Temos um mundo para transformar
Completando 75 anos em 2021, o Senac São Paulo celebra uma trajetória de aprendizados e conquistas, reforçando seu compromisso no desenvolvimento de pessoas por meio da educação.
Referência em educação profissional, a instituição oferece cursos livres, técnicos, ensino médio técnico, e ensino superior (graduação, pós-graduação e extensão universitária), nas modalidades presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
Com 63 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o Estado de São Paulo. São 17 unidades na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 36 no interior; três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. A instituição conta, ainda, com a Editora Senac São Paulo.
#Senac75. Temos um mundo para transformar.
Conheça um pouco mais dessa trajetória no portal do Senac São Paulo: www.sp.senac.br/nossa-historia-75-anos