SÃO PAULO/SP - O ex-presidente e pré-candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniu no domingo (3) com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza. O encontro foi realizado na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo.
Lula registrou o encontro em suas redes sociais. O líder das pesquisas ao Planalto não comentou o teor da conversa. “Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa e presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva se encontram hoje de manhã em São Paulo”, escreveu.
Mais fotos do encontro. #EquipeLula
— Lula (@LulaOficial) July 3, 2022
?: @ricardostuckert pic.twitter.com/98yPWJzEyJ
Rebelo de Souza se reuniria com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), durante sua passagem pelo Brasil. O encontro, porém, foi desmarcado pelo chefe de Estado brasileiro. O motivo do cancelamento foi justamente a agenda do presidente português com Lula neste domingo (3.jul).
Rebelo foi um dos presidentes que prestigiaram a posse de Bolsonaro em janeiro de 2019. O atual presidente é o 1º a não visitar Portugal desde o início da redemocratização.
A decisão de Bolsonaro fez com que Rebelo de Souza não fosse a Brasília. Antes de encontrar Lula em São Paulo, o chefe de Estado do país europeu esteve no Rio de Janeiro para evento em comemoração ao centenário da 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, pela expedição Lusitânia. Na capital fluminense, se reuniu com o prefeito Eduardo Paes (PSD).
Ainda no domingo, o presidente de Portugal participou da Bienal Internacional do Livro em São Paulo.