A ação, realizada pela Polícia Militar, resultou na aplicação de multas que somaram aproximadamente R$ 1 milhão
ARARAQUARA/SP - A Polícia Militar deteve um homem, de 36 anos, e uma mulher, de 23, que foram surpreendidos transportando 119 animais da fauna silvestre. O flagrante aconteceu, na última terça-feira (7), na Rodovia Washington Luís, no município de Araraquara.
Uma equipe do 4º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) estava em patrulhamento, durante a Operação Abate, quando foi acionada pelo plantão policial da cidade, que relatou uma apreensão de animais silvestres realizada pelo policiamento rodoviário.
Os militares estavam próximo ao km 273, no sentido sul da via, quando abordaram um, VW/Gol e, durante vistoria veicular, localizaram um papagaio verdadeiro, 73 Canários-da-terra-verdadeiro, sete pássaros preto, oito Corrupião, 18 Araras-canindé, cinco Araras-maracanã e seis Tucanos-toco.
Além das aves, ainda foi encontrado um Quati. Todos os animais, muitos ameaçados de extinção, foram encontrados em situação de maus tratos, sendo transportados de maneira inadequada. O veículo foi apreendido e depositado no pelotão da Polícia Ambiental.
Após análise veterinária, 80 aves foram libertadas no habitat natural; 33 foram destinadas Associação Protetora de Animais Silvestres (APASS), município de Assis; e seis ficaram aos cuidados da clínica, pois estavam altamente debilitados e permaneceram em tratamento intensivo.
Foram elaborados Autos de Infração Ambiental (AIAs), conforme resolução da Secretaria da Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), e os responsáveis autuados por pelo transporte dos animais da fauna silvestre e por maus-tratos, com multas que somaram R$ 497.500 para cada.
As gaiolas e caixas usadas no transporte dos animais também foram apreendidas. O casal foi preso em flagrante e conduzido ao plantão da Delegacia Seccional de Araraquara, onde foi indiciado.