Pane mecânica no veículo que viajavam mãe e filha foi detectada por câmera inteligente, o que agilizou o socorro
BROTAS/SP - A Inteligência Artificial aliada à efetividade na prestação de serviço foram responsáveis por um acontecimento que transformou uma viagem que parecia perdida em uma história com final feliz na tarde desta quarta-feira (19). Por meio do Circuito Fechado de TV (CFTV) com Análise Inteligente de Vídeo (IVA), colaboradores do Centro de Controle Operacional da Eixo SP foram alertados sobre a presença de um veículo parado no acostamento do km 154 da SP 225 - Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano, entre Brotas e Jaú, por volta das 14h20.
O veículo com o capô levantado aparentava pane mecânica. Uma equipe da Concessionária dirigiu-se até o local e encontrou a condutora do veículo, Thalia Lopes Tintino, 24 anos, desesperada com a situação, pois estava levando a filha de 5 anos para uma consulta em um Centro Médico, em Jaú. Uma consulta aguardada com ansiedade e que, segundo ela, era muito importante e não poderiam perder de jeito nenhum.
Mãe e filha haviam saído de Mogi Mirim e, segundo relato de Thalia, logo após passar por Brotas, o carro começou a apresentar problemas. Foi quando decidiu parar no acostamento. Diante da gravidade da situação, a equipe de socorro da Concessionária solicitou o envio urgente de uma ambulância até o local para realizar o transporte de mãe e filha até o Centro Médico de Jaú a tempo de conseguirem ser atendidas.
Enquanto Thalia e a filha eram transportadas pela ambulância para a consulta, o guincho levou o veículo até uma oficina mecânica de Jaú para avaliação dos danos e posterior realização do conserto, caso o serviço fosse autorizado pela condutora. No fim da tarde, com a consulta já realizada e o veículo pronto para a volta pra casa com a filha, Thalia se dizia aliviada e agradecida pelo apoio recebido.
Câmeras inteligentes
A tecnologia das câmeras de monitoramento com IVA, que contribuiu decisivamente para o final feliz da ocorrência, permite monitorar toda a malha rodoviária por meio de imagens disponibilizadas em tempo real em monitores de vídeo instalados no Centro de Controle Operacional. Ao todo, a Eixo SP possui 1.082 câmeras instaladas ao longo dos 1.221 quilômetros sob concessão.
De acordo com o gerente de Operações da Eixo SP, Paulo Balbino, a análise inteligente (IVA) começou a ser utilizada como suporte no trabalho de monitoramento das rodovias em julho do ano passado. Desde então, ela foi responsável pela detecção e alerta de 3.734 ocorrências. A maior parte delas de veículo parado na via, como foi o caso de Thalia e a filha.
A tecnologia emite alertas também para a presença de pedestres na rodovia, objetos na pista, focos de incêndio e veículos na contramão de direção. A principal função da IVA é detectar de forma automática todo tipo de movimento e de interferências nas vias que fogem da normalidade, aumentando a precisão dos atendimentos.
Segundo Balbino, a utilização de recursos tecnológicos avançados tem proporcionado uma maior eficiência e rapidez na prestação de serviços pela Concessionária. “Como aconteceu na ocorrência envolvendo mãe e filha, nossos usuários são os que mais percebem os benefícios dessas novas ferramentas”, aponta ele.