IBATÉ/SP - Com o objetivo de aumentar a adoção consciente de animais na cidade de Ibaté, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) “João Trevizan”, realiza uma feira de adoção, neste sábado (03), das 9h às 14h.
A médica veterinária Drª Claudia Boschilia, responsável pelo CCZ, conta que esses animais foram abandonados ou vítimas de maus tratos. “Ao todo estarão disponíveis 35 animais para tutela, que no momento estão sob a proteção do município, saudáveis, vermifugados, castrados, e aqueles que ainda não tem idade para castração, a gente faz o agendamento no ato da adoção”, explica.
Para adotar é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência, preencher um cadastro local, além de assinar um termo de compromisso sobre a guarda responsável do bichinho. Podem ser moradores de Ibaté ou da região.
A veterinária lembra que adotar um animalzinho vai além de somente lhe oferecer um lar.“Adotar um animal, seja ele cão ou gato, é um ato de muita responsabilidade. Esses animais precisam de cuidados, alimentação, higiene, espaço, muita atenção e não podemos permitir que fiquem em vias públicas. É necessário que as pessoas cumpram com a sua parte”, destacou.
Claudia ressalta que abandonar ou maltratar animais é crime, de acordo com a Lei Federal N° 9605/98, com pena de três meses a um ano de detenção e multa. Qualquer pessoa pode denunciar este crime no site http://www.ssp.sp.gov.br/depa e também na Delegacia de Polícia Civil.
O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na rua José Donatoni, 656, Jardim Mariana. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (16) 3343-7031.