Mesmo sem aulas presenciais, data foi lembrada no município com propostas de atividades e brincadeiras em casa e virtualmente
IBATÉ/SP - Em alusão ao Dia das Crianças, comemorado nesta segunda-feira (12 de Outubro), escolas municipais de Ibaté realizaram com seus alunos, durante toda a semana, atividades especiais de forma remota.
Segundo a Secretária-adjunta de Educação de Ibaté, Andréa Falvo, a proposta foi enfatizar nessa data a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, principalmente neste momento de restrições sociais, no qual o aluno não tem o convívio com a equipe escolar e com os amigos. "Enquanto a pandemia da Covid-19 continuar, alterando a rotina dos nossos alunos, as atividades à distância fazem parte da rotina escolar. Por isso, a Rede Municipal de Ensino de Ibaté, por meio dos gestores e professores, realizou uma série de atividades, mesmo que de forma remota, para engajar e divertir as crianças e seus familiares e marcar a data".
Andréa Falvo lembrou que as atividades para o Dia das Crianças, em situação normal de aula presencial, proporcionam diversão e, principalmente, integração dos estudantes e trazem às crianças a experiência de convívio e experimentação. "Com a criança em casa, e sem poder se reunir para brincadeiras e eventos especiais, a proposta foi ela realizar atividades junto à família, valorizando a vivência de momentos de colaboração e descontração entre pais e filhos".
Cada escola da Rede Municipal de Ensino de Ibaté propôs, por meio de suas páginas no Facebook, atividades de acordo com a faixa etária dos alunos. Algumas até propunham que as crianças fizessem virtualmente brincadeiras em grupo, como se fantasiarem para participar da aula online. Brincadeiras clássicas foram transpostas para o meio virtual, como vídeos ensinando a fazer massinha caseira e contação de histórias, quando a leitura ficou mais interessante e mágica com a adição de vídeos, imagens e outros recursos audiovisuais.
Outras atividades propostas foram:
- jogos de mímicas;
- oficinas de pintura com tinta e dedo, colagens divertidas e construção de esculturas com argila;
- piquenique no quintal,
- acampamento;
- "carta para o futuro", estimulando a criança a registrar de alguma forma o momento atual;
- caça ao tesouro, com a descoberta de objetos dentro de casa;
- brincar de cozinhar, para que pais e responsáveis preparassem receitas simples juntos com seus filhos.
Dica de Brincadeira: escavação no gelo
Para crianças menores, uma atividade trabalhada foi fazer gelos com surpresas dentro.
É assim: Pegue uma bexiga, encha de água e coloque um brinquedinho pequeno ou algo que chame a atenção da criança.
Coloque para congelar. Depois de ter virado gelo, retire a bexiga.
Estimule a criança a escavar, quebrar o gelo até conseguir o tesouro que está dentro.
Nessa brincadeira há o estímulo da coordenação e sensorial, além do estímulo afetivo familiar.