IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté, realizou de 17 a 21 de outubro, o programa “Saúde na Escola 2022”, nas unidades de ensino fundamental da Rede Municipal de Ibaté, Alice Rossito Cervoni, Brasilina Teixeira Ianoni, Antonio Deval, Maria Luiza B. Danieli, Neusa Milori Freddi, Vera Helena T. Pulcinelli e Julio Benedito Mendes. O programa é executado por meio de cooperação técnica entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura com a Secretaria Municipal de Saúde.
O projeto contou com apresentação oral sobre as principais doenças da cavidade bucal, suas causas e como preveni-las, orientação de higiene bucal, distribuição de kits de escovação, escovação supervisionada e levantamento epidemiológico, classificando o risco das principais afecções orais nas crianças das Escolas Municipais do 4º e 5º ano de ensino fundamental.
A ação em prol do público infantil, foi realizada por Fabiana Blotta Pelicano, Coordenadora de Saúde Bucal do PSF Jardim Cruzado I, Kátia de Souza Cardoso, cirurgiã dentista da UBS Jardim Cruzado I, Gisela de Assunção Corsini Lima Gomes , Cirurgia da UBS Jardim Cruzado I, e Liliane Iwai Burtolozo, Cirurgiã dentista da UBS Santa Terezinha.
A equipe de Saúde Bucal, durante as atividades, realizou orientações aos alunos: o que é cárie, causas, fatores de risco, prevenção, o impacto que essa doença tem no desenvolvimento, técnicas de escovação e uso do fio dental. Segundo ela Fabiana Blotta Pelicano, a distribuição de um kit por aluno visa estimular a prática do cuidado com a higiene bucal, que deve ser feita corretamente desde os primeiros anos da criança. “Com a prática da escovação na escola, o hábito continuará em casa, prevenindo cáries e consequentemente problemas mais sérios”, explicou a dentista.
Para o secretário Municipal de Educação e Cultura, Alexandre Gaspar, a ação é positiva, o acompanhamento de profissionais da área odontológica é necessário para conscientizar os alunos sobre a importância de cuidar da higiene bucal. “Obviamente a criança que tem desde cedo um acompanhamento odontológico, possui menos chances de desenvolver cárie", frisou.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Elaine Sartorelli Breanza, a educação é o ponto essencial de qualquer programa de saúde. "Os resultados são significativos, quando conseguimos promover mudanças positivas no comportamento das crianças. O Programa Saúde nas Escolas, ofereceu às crianças o conhecimento sobre os meios efetivos para evitar as doenças bucais", afirmou.
O Prefeito José Luiz Parella, salienta que as doenças bucais são preveníveis e a introdução com a higiene bucal durante a vida escolar é necessária para que as crianças, com a saúde em ordem, se concentrem em suas tarefas e aprendem com maior facilidade. Ver na prática esse trabalho de união entre os setores de Saúde e Educação é gratificante, pois mostra o empenho da nossa equipe no cuidado com a saúde das nossas crianças “O Programa Saúde nas Escolas tem um papel importante no desenvolvimento saudável dessas crianças na medida que amplia o acesso aos serviços de saúde e reforça o vínculo delas com suas Unidades Básicas de Saúde de referências. Precisamos cada vez mais fortalecer essa parceria para garantir mais saúde e qualidade de vida para as nossas crianças”, finalizou o gestor.