BARREIRO/SP - Representantes de sete estâncias turísticas do extremo leste paulista estiveram em São José do Barreiro para participar do 1º Encontro de Turismo do Vale Histórico. No evento, que contou com a presença de empresários locais do setor, foram debatidas as iniciativas necessárias para se formar no Estado de São Paulo um ambiente de negócios competitivo com destinos internacionais.
A reunião foi conduzida pelo secretário de Turismo do Estado, Vinicius Lummertz, que detalhou a amplitude do potencial do setor em São Paulo, impulsionado pelos segmentos, desde o turismo de negócios, forte na capital, à diversidade de atrativos oferecida por 70 estâncias inseridas na Aprecesp (Associação de Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo).
“A estruturação do turismo em São Paulo tem um caminho a ser percorrido, que demanda modelos de desenvolvimento para explorar as oportunidades, que partem do investimento no conhecimento e na capacitação. É ter um projeto onde as pessoas se enxerguem com políticas públicas de inclusão. E este ambiente será construído pelo diálogo que inclua entidades de classe e populações regionais”, reforça o secretário.
São José do Barreiro é um município denominado estância há 24 anos e que trilha o circuito de crescimento da atividade turística com foco na natureza e no contexto histórico. E está em evidência entre as estâncias paulistas como um destino desejado, de fácil acesso entre São Paulo e Rio de Janeiro, e que guarda a entrada do Parque Nacional Serra da Bocaina, fazendas históricas, além de ter a forte cultura tropeira enraizada.
“Estabelecer este contato com o governo e a Aprecesp e trazê-lo para nossa cidade é uma maneira de propagar ao empresariado os desafios externos que também são nossos. É com esta sinergia, cada vez mais necessária, que o turismo local parte para um ambiente de pluralidade na tomada de decisões estratégicas que tornam o negócio mais competitivo e aquecido”, conclui o prefeito Lê Braga.