Instituição destaca importância de diagnóstico precoce e atendimento adequado para manutenção da saúde e bem-estar dos pacientes
JAÚ/SP - O Hospital Amaral Carvalho (HAC) comemora nesta terça-feira (7) o Dia Mundial da Saúde. A data, fixada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta para a preservação e garantia da qualidade de vida.
Nesta data, o HAC ressalta a necessidade de bons hábitos para prevenção de doenças e destaca a importância dos serviços de saúde para diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Foi por conta do rápido diagnóstico que o paciente Caio Zanca, de 31 anos, teve bons resultados no tratamento de uma leucemia. Morador de Leme, Zanca descobriu a doença após uma "dorzinha de garganta". Por recomendação de um colega, fez um exame de sangue e apresentou em consulta em Araras. No mesmo dia, foi encaminhado à Jaú, onde foi diagnosticado. "Naquele dia, nem pude voltar para casa, já fiquei internado. Minha esposa estava grávida, era o momento mais feliz da minha vida, foi um baque! Meu filho nasceu e eu não pude vê-lo, só depois de 40 dias", lembra.
O médico que o atendeu ainda avisou que, devido ao tratamento, possivelmente não teria mais filhos.
Hoje, 11 anos depois, além do Enzo, de 10 anos, Caio é pai também do Enrico, de 4. "Aprendi a dar valor a vida e a minha saúde. Sei que preciso ficar atento a qualquer sintoma e que devo buscar atendimento. Tudo que minha família fez por mim, tudo que minha mãe fez, foi essencial para o sucesso no tratamento", conclui.
O Hospital Amaral Carvalho tem um forte trabalho de prevenção, que abrange programas com consultas médicas, exames preventivos e de detecção precoce da doença, palestras educativas, distribuição de material de educação de saúde e entrevistas com pessoas em grupos de risco. Nos 16 anos de atuação, os programas de prevenção de câncer de Mama, Colo de Útero, Pele, Próstata e Bucal já beneficiaram mais de 15.000 pessoas, com reduções de casos nos padrões de primeiro mundo.