Flagrante ocorreu na cidade de Cunha; o caseiro do local foi autuado por crime ambiental e o proprietário indiciado pela posse irregular de arma de fogo
CUNHA/SP - A Polícia Militar Ambiental apreendeu duas armas de fogo e um pedaço de carne de capivara, encontrados em um sítio na área rural de Cunha, no interior do Estado, na quinta-feira (8). Na ação, um homem, de 46 anos, foi conduzido à delegacia e autuado. O proprietário do imóvel foi indiciado e será intimado para prestar esclarecimentos.
Os trabalhos foram realizados por uma equipe do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb). Os PMs receberam uma denúncia anônima sobre a caça de animal silvestre e pássaros mantidos em cativeiro, e foram até o endereço indicado verificar.
No local, um sítio na Estrada Rural Jacuí, os policiais foram recebidos pelo caseiro, que permitiu a entrada da equipe para buscas. Após vistoria, os militares localizaram um pedaço de carne de capivara, o qual o caseiro alegou ter recebido como presente de um desconhecido, e um pássaro exótico, da espécie periquito-australiano, que tem a posse permitida.
Ciente das informações denunciadas, o homem confessou aos PMs que o proprietário do local, residente em outra cidade, guardava duas armas de fogo na residência sede da propriedade. Como possuía as chaves do imóvel, o caseiro abriu a casa e entregou à equipe duas espingardas calibre 32 e cinco munições do mesmo calibre.
O armamento foi apreendido, assim como a carne, e o homem levado à delegacia da cidade. Ele foi ouvido, autuado por crime ambiental - matar espécimes da fauna silvestre e solto para responder pelo delito em liberdade. O proprietário do sítio, por sua vez, foi indiciado por posse irregular de arma de fogo de uso permitido e será intimado para prestar esclarecimentos.
Na esfera administrativa, a PM Ambiental registrou um Auto de Infração Ambiental (AIA) contra o caseiro.