Ação aconteceu em Jundiaí; pássaros foram encaminhados à Associação Mata Ciliar
JUNDIAÍ/SP - A Polícia Militar, por meio do 1º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), resgatou 22 aves silvestres nativas que eram mantidas em cativeiro sem anilhas e autorização do órgão ambiental competente. O flagrante aconteceu neste domingo (16), em Jundiaí, na região de Campinas.
Pms ambientais foram até um imóvel na rua Emancipação para fiscalização de plantel de criadouro amador e, no local, foram recebidos por um homem, de 60 anos, que permitiu a vistoria.
Após buscas pela residência, foram encontrados diversos pássaros mantidos em cativeiro sem as autorizações necessárias e, questionado, o autor apresentou uma documentação vencida.
Diante dos fatos, foi elaborado um Auto de Infração Ambiental (AIA) contra o homem no valor de R$ 22 mil.
As aves, das espécies azulão, sabiá, trinca-ferro verdadeiros, tico-tico, coleiro, corrupião, tiê-reto, caboclinho, canários da terra e papas-capim foram apreendidas e encaminhadas a uma unidade da Associação Mata Ciliar na cidade.
O caso foi apresentado no plantão do 1º Distrito Policial do município, onde foi registrado um termo circunstanciado de natureza "matar espécimes da fauna silvestre".