Evento que resgata método artesanal de produzir vinho acontece nos fins de semana de 21 de janeiro a 11 de fevereiro em São Roque
SÃO ROQUE/SP - A adega e restaurante Quinta do Olivardo realiza entre 21 de janeiro e 11 de fevereiro a 11ª edição da tradicional Pisa da Uva. A propriedade, localizada em São Roque, conta com mais de 8 mil pés de uva plantados em 2 hectares de terra e realiza há mais de 10 anos, nos meses de janeiro e fevereiro, a colheita da fruta, resgatando o método de produção do vinho de forma artesanal.
A partir de uvas esmagadas a pés descalços, o processo proporciona um maior nível de extração, tanto de suco, quanto de cor e polifenóis, o que promove uma qualidade superior da bebida. O evento, indicado para pessoas de todas as idades, é uma oportunidade única de mergulhar na tradição portuguesa e experimentar um dia diferente e divertido com amigos e família.
A festa acontece em cinco datas diferentes com programação para adultos e crianças. Nos dias 21 e 27 de janeiro o evento é especial para as crianças. Já nos dias 28 de janeiro, 4 e 11 de fevereiro o evento é destinado para toda família.
Na chegada cada visitante recebe um chapéu de palha, tesoura e cesto e como faziam os antigos colonos, percorrem os caminhos formados pelas videiras para colher os cachos dos frutos. Depois, as pessoas seguem para a pisa da uva que acontece no lagar, uma construção de pedras usada para o preparo do vinho, onde os frutos são pisados pelos participantes.
Além disso, um grupo folclórico anima a festa ao som de músicas portuguesas, com vestimentas da época e dança dos ritmos típicos de Portugal.
“O método de amassar a uva com os pés agride bem menos as sementes da fruta se comparado com o processo industrial e isso faz toda a diferença no produto final. Vale muito conhecer e conferir essa experiência”, explica Olivardo Saqui, proprietário da Quinta.
Para informações e ingressos da Pisa da Uva entrar em contato pelo WhatsApp (11) 9.7088-5401.
11ª Pisa da Uva da Quinta do Olivardo Pisa das Crianças Serviço Quinta do Olivardo – São Roque |