fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Revelando SP em Barretos: festival de celebração da cultura tradicional paulista com sustentabilidade em foco

Revelando SP em Barretos: festival de celebração da cultura tradicional paulista com sustentabilidade em foco

Escrito por  Maio 13, 2024

BARRETOS/SP - Entre os dias 17 e 19 de maio, a cidade de Barretos se prepara para receber o maior festival da valorização das culturas tradicionais paulistas: o Revelando SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte. O evento, que terá entrada gratuita, contará com apresentações musicais e de danças típicas, além de produções artesanais e culinária típica.

O festival reunirá diversos expositores de diferentes regiões do estado, que apresentarão seus produtos artesanais, muitos deles produzidos com materiais reciclados ou reutilizados, demonstrando o compromisso com a preservação ambiental. Entre os destaques, estão:

Kintao Artesanal (Iguape): Instrumentos musicais percussivos confeccionados com elementos naturais, utilizando técnicas ancestrais e promovendo a educação ambiental e a economia criativa.

Arte em Couro (Jaú): Bolsas, tapetes, carteiras e outros produtos feitos a partir de retalhos de couro provenientes da indústria calçadista local, gerando renda e contribuindo para a sustentabilidade.

Mãos Que Tecem (Potim): Artesanato em taboa, uma planta abundante na região, que é transformada em cestos, luminárias, pufes e outros objetos decorativos, valorizando o saber local e promovendo o uso consciente dos recursos naturais

Eco Print Quilombola (Salto de Pirapora): Impressão botânica em tecidos utilizando pigmentos de plantas, flores e folhas, preservando os saberes ancestrais e promovendo a sustentabilidade da comunidade quilombola.

Oratórios Artesanais (Votuporanga): Peças decorativas em estilo barroco produzidas com madeira reciclada, demonstrando a criatividade e o compromisso com o meio ambiente dos artesãos da região.

Além do artesanato, o festival também contará com uma praça de alimentação onde os visitantes poderão saborear pratos típicos da culinária paulista, com destaque para os derivados de cambuci, um fruto nativo da Mata Atlântica ameaçado de extinção. O Sítio São Francisco (Mogi das Cruzes) estará presente, oferecendo seus produtos e promovendo a preservação da espécie e o desenvolvimento da economia local.

O Revelando SP é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que visa valorizar a cultura tradicional paulista, promover o desenvolvimento local e estimular a sustentabilidade. O festival é uma oportunidade para os visitantes conhecerem a riqueza da cultura paulista, adquirirem produtos artesanais únicos e saborosos pratos da culinária regional, além de aprenderem mais sobre a importância da preservação ambiental.

Serviço:
Evento: Revelando SP em Barretos
Data: 17 a 19 de maio de 2024
Local: Recinto Paulo de Lima Correa - Barretos, SP
Entrada: Gratuita
 

Mais quatro edições em 2024
Após sua passagem por Barretos, o Revelando SP ainda terá mais quatro edições, levando a cultura tradicional paulista a mais regiões do estado:

Iguape – 14 a 16 de junho

São José dos Campos – 4 a 7 de julho

Presidente Prudente – 9 a 11 de agosto
São Paulo – 12 a 15 de setembro

Última modificação em Segunda, 13 Mai 2024 07:41
Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.