Aproximadamente 1.500 cirurgias estão paradas aguardando realização em Andradina desde o início da pandemia da Covid-19
ANDRADINA/SP - A vereadora Eloá Pessoa (PSB) vem obtendo grande destaque no que diz respeito a Saúde do município. Com quase 30 anos de experiência como Educadora de Saúde, a vereadora vem fazendo um grande trabalho no setor apresentando várias solicitações e requerimentos com as necessidades das Unidades Básicas de Saúde de Andradina.
Desta vez a vereadora Eloá fez um levantamento de cirurgias eletivas que estão paradas desde o início da pandemia da Covid-19, “hoje temos mais de 1.500 pacientes no município aguardando uma cirurgia, apresentei esse requerimento na Câmara Municipal e levei diretamente nas mãos do prefeito Mário Celso Lopes.” Disse a vereadora Eloá.
Eloá Pessoa justifica em seu requerimento que em decorrência da pandemia da COVID-19, foram suspensas, por tempo indeterminado, exames e cirurgias eletivas pactuadas entre o município e a Secretaria de Saúde do Estado, a medida é plenamente justificável pela preservação de leitos para receberem os infectados pela COVID-19, no entanto, levando em conta a extensão da pandemia, e ante o sofrimento da população que necessita passar por cirurgias, exames ou procedimentos, a retomada, de forma gradativa.
“Este foi um dos meus primeiros requerimentos apresentados no plenário da Câmara Municipal no dia 1 de fevereiro de 2021, o prefeito me atendeu em uma reunião e já está verificando a possibilidade do envio dessas verbas do programa do Governo Federal.” Citou Eloá.
Em 2019 o Governo Federal fez 8,8 milhões de cirurgias dentre as 53 especialidades oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em 2020 foram mais de 6 milhões. A queda nos procedimentos deu-se devido a necessidade da rede de serviços de saúde públicos e privados disponibilizarem seus leitos clínicos e de terapia intensiva para o atendimento de Covid-19.
Para o ano de 2021 o projeto das cirurgias eletivas do Governo Federal disponibilizou aproximadamente R$ 350 milhões para os estados, sendo R$ 76 milhões apenas para o estado de São Paulo, “para 2022 também teremos grandes investimentos e nossa cidade precisa que esses valores cheguem até nossa população, vamos buscar com toda a nossa força e união junto ao prefeito Mário Celso para que consigamos fazer todas essas 1.500 cirurgias eletivas.” Concluiu a vereadora Eloá Pessoa.