fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 22 Outubro 2024

SÃO CARLOS/SP - Uma Equipe Canilda Guarda Municipal em patrulhamento preventivo pela USF Santa Angelina, ao adentrar a Av. João Dagnone, avistou dois indivíduos pela via, que empreenderam fuga ao notarem a aproximação da viatura, tomando rumo ignorado.

Devido à suspeita de que pudesse haver algo de ilícito pelo local, fora verificado pela equipe, um cano de saída de água pluvial, próximo ao local onde estavam os indivíduos, logrando êxito em localizar duas sacolas contendo, 71 eppendorfs de cocaína, 57 pedras de crack, 62 invólucros de maconha, 18 tubetes de haxixe e 22 tubetes de skank.

O material localizado foi apresentado na Central de Polícia Judiciária de São Carlos.

Publicado em Policial

Equipe fez 3 sets a 0 no adversário e vai disputar o título da série Prata da 9ª Copa AVS/Smec

 

Em uma noite inspirada, onde a equipe fez uma apresentação praticamente perfeita, o Golden Team venceu o Country Club pela semifinal da série Prata da 9ª Copa AVS/Smec de Vôlei Feminino e se qualificou para a decisão. O adversário será conhecido na noite desta quarta-feira, 23, quando São Carlos Clube e Elite se enfrentam no ginásio de esportes João Marigo Sobrinho, o Ginasião e o vencedor disputará o título.

Na noite de terça-feira, 22, abrindo a semifinal no ginásio municipal de esportes José Eduardo Gregoracci, no Jardim Santa Felícia, o Golden Team necessitou de 1h24 para superar o Country por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/16 e 25/17. Giovana, central do Golden, foi a MVP da partida.

A partida foi bem disputada, principalmente na primeira parcial, quando o Golden encontrou dificuldades para superar o adversário. Nos dois sets seguintes, conseguiu impor o ritmo de jogo para fechar a partida com autoridade. A arbitragem foi de Demerval Mascarin e Alessandra Borges. Apontador: Narciso Borges.

Golden Team: Wilma, Giovana, Ana Carolina, Denise, Ellen, Patrícia, Greyce, Dani, Josiane, Luana, Mônica, Camila, Vitória e Luelen. Técnico: Balú.

Country Club: Simone, Beatrice, Taíris, Thalita, Helena, Sthefany, Natália, Tamires, Eluana, Sofia e Mariah. Técnico: Marcelo.
 

Publicado em Esportes
Quarta, 23 Outubro 2024 10:10

Morte de Naiara comove São Carlos

SÃO CARLOS/SP - Na terça-feira, 22 de outubro, Naiara Victória, 27 anos, foi encontrada morta em São Paulo.

Segundo informações obtidas, um homem teria sequestrado e amarrado a vítima em um quarto com várias agressões e teria perfurado Naira por todo o corpo. E no domingo tirou a vida da mulher trans. O assassino teria pedido ajuda para o vizinho para tirar o corpo da casa. O vizinho teria se arrependido e entregou tudo para polícia.

Ainda segundo informações, a Polícia já sabe quem praticou o crime, e está atrás do criminoso que está foragido.

Naiara era moradora do grande Cidade Aracy e tanto familiares quanto amigos estão consternados com tudo que aconteceu.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A Missa de Sétimo Dia do bispo emérito Dom Paulo Sérgio Machado será na quinta-feira, dia 24 de outubro, às 19h30. A missa será presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Carlos Dias, na Catedral São Carlos Borromeu.

Dom Paulo Sérgio Machado faleceu no dia 18 de outubro, após um breve período internado na UTI da Santa Casa de Patrocínio – MG. Ele tinha 78 anos e estava com infecção grave, insuficiência renal e pneumonia. A pedido da família, Dom Paulo Sérgio foi sepultado em Coromandel – MG.

Todos os diocesanos são convidados para rezar pela memória de Dom Paulo Sérgio Machado.

Publicado em Outras Notícias

BRASÍLIA/DF - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou a concessão judicial de benefícios por incapacidade de forma automática. Com a ferramenta, chamada de INSSJUD, as sentenças serão implantadas em questão de minutos.

Os benefícios que serão concedidos nessa modalidade mais ágil são: por incapacidade temporária previdenciário e acidentário, e a aposentadoria por invalidez.

“As primeiras concessões de auxílio-doença previdenciário e de aposentadoria por invalidez levaram 1 minuto entre o momento que a juíza deu a sentença e a efetiva concessão. Em 4 minutos a informação já constava nos autos do processo”, comemorou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, em nota divulgada na última sexta-feira (19) quando a medida entrou em vigor.

A automação é fruto de parceria firmada em 2019 pelo INSS com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para que o Tribunal Regional Federal (TRF) tenha acesso à implantação automática é preciso utilizar um sistema disponibilizado pelo CNJ, o PrevJud. Esse sistema é integrado ao INSSJUD.

Os tribunais que já estão integrados são: TRF-2 (Espírito Santo e Rio de Janeiro), TRF-3 (São Paulo e Mato Grosso do Sul), TRF-4 (Sul), TRF-6 (Minas Gerais).

O TRF-1, que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins, está com o piloto do projeto em teste no Amazonas.

Segundo nota do INSS, os demais tribunais estão, aos poucos, ajustando seus sistemas para utilizar a ferramenta.

"A expectativa é de que a ferramenta seja utilizada em todo país, garantindo rapidez às decisões para implantação dos benefícios concedidos na esfera judicial", informou Stefanutto.

Para que o benefício por incapacidade seja implantado automaticamente é precisa seguir um padrão que permita ao sistema INSSJUD "ler" a decisão do juiz.

O documento precisa conter – além do nome do titular do benefício, espécie de concessão, data de início e duração do auxílio –, a Renda Mensal Inicial (RMI). É a renda mensal que servirá de parâmetro para que o sistema do INSS capture as informações e processe automaticamente o benefício.

A nova regra passou a ser implementada em despachos realizados desde a última sexta-feira. Os despachos que já estão no INSS serão implantados pelas Centrais de Análise de Benefícios – Decisões Judiciais (Ceab-DJ).

 

 

POR AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Economia

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que obteve autorização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) para equacionar as demandas que surgiram após sentença do próprio TC impedindo que o Clube das Mães – Creche Anita Costa, receba qualquer repasse do Poder Executivo até que faça o ressarcimento ao erário público das glosas que foram apuradas pelo Tribunal em 2023 e o comunicado de encerramento das atividades apresentado pela atual direção da entidade de forma unilateral.

A SME apresentou o caso ao auditor responsável pela sentença do Tribunal de Contas, foram expostos todos os pontos que preocupam a Prefeitura, como o desatendimento das crianças ali matriculadas e o não pagamento dos salários dos funcionários da entidade.

O TC deferiu o pedido da Prefeitura de São Carlos e autorizou,  portanto, o pagamento dos funcionários da creche referente aos serviços prestados no mês de setembro e proporcional de outubro.

“O nosso posicionamento inicial, que inclusive já tinha sido bem recebido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), foi aceito pelo Tribunal de Contas e ainda esta semana será providenciado esse pagamento individual de cada funcionário da creche, em articulação com o MPT, com a presença de representante do Sindicato e da entidade”, anunciou a secretária municipal de Educação, Paula Knoff.

Sobre o atendimento das 162 crianças de 0 a 3 anos da creche, a SME informa que fez contato com outra entidade conveniada, para aditamento do Plano de Trabalho vigente, de modo a absorver essas crianças até o final do ano letivo que se encerra em 17 de dezembro. 

“Esse documento já está sob nossa análise e deverá ser encaminhado para apreciação do Plenário da Câmara. Paralelo a isso, a Secretaria Municipal de Governo está em contato com a Procuradoria do Estado de São Paulo para resolver também o assunto no que tange ao imóvel da Creche Anita Costa, já que pertence ao Estado e está cedido (posse precária) àquela entidade. A nossa expectativa é que em poucos dias as atividades no local voltem a funcionar”, relatou a secretária Paula Knoff.

Já o secretário de Governo, Lucas Leão, aguarda a análise do TC  sobre a possibilidade da eventual intervenção do município na entidade, uma vez que o prédio é um imóvel do Estado cedido a título de uso precário para a entidade utilizar com fins para a educação infantil, para que seja possível revogar esse decreto e transferir o uso do imóvel para o município para que possa firmar parceria com uma nova entidade, em 2025. 

HISTÓRICO - Vale lembrar que no ano passado a SME identificou, através do Departamento de Convênios da Prefeitura, inconsistência na prestação de contas da instituição Clube das Mães – Creche Anita Costa, já que a instituição utilizou R$ 460 mil repassados pelo município durante o período da pandemia de COVID-19 (sem aulas), incompatível com o que estava previsto no plano de trabalho, razão que levou à suspensão de novos pagamentos. Quando ocorre uma inconsistência na prestação de contas a administração cessa o pagamento até que a instituição faça o ressarcimento aos cofres públicos dos valores utilizados de forma errada, ou seja, não prevista no plano do trabalho.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Vigilância em Saúde comunica que a vacina contra a Dengue continua com baixa procura pela população entre 10 e 14 anos. Desde o início da vacinação, em 16 de junho, apenas 11,6% do público alvo recebeu o imunizante na cidade.

A Prefeitura recebeu 3.586 doses do imunizante Qdenga do Ministério da Saúde, inicialmente para crianças de 10 e 11 anos de idade. Devido à baixa procura, em 10 de julho, a faixa etária foi ampliada de 11 para 14 anos.

Até o momento foram aplicadas 1.738 doses, sendo 1.663 referentes a primeira dose e 75 referentes a segunda dose. Em crianças de 10 anos foram aplicadas  457 doses, 463 em crianças de 11 anos; 258 em adolescentes de 12 anos; 260 em adolescentes de 13 anos e 225 em adolescentes de 14 anos.

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses. Se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após 6 meses. Caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

“Somente 75 crianças e adolescentes retornaram para tomar a segunda dose, isso é preocupante porque a vacina só é eficaz com o esquema completo. O nosso público estimado é de 14.344 pessoas, mas somente 1.663 tiveram interesse. Recomendo que os pais e responsáveis levem os menores para se imunizarem”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins.

Em São Carlos já foram registradas 29.010 notificações para Dengue, com 16.162 casos positivos, sendo 15.435 autóctones e 727 importados.

A vacinação está sendo realizada nas unidades básicas de saúde (UBS’s) e unidades de saúde da família (USF’s), com exceção da UBS da Vila São José, que passa por reforma, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. Para receber a vacina basta levar um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.

EUA - Se você leu review sem spoilers da minissérie de Pinguim, sabia que podia esperar uma ótima obra. "Se os dois primeiros episódios são lentos, os outros seis são alguns dos melhores episódios de qualquer adaptação de super-herói", dizia uma parte do texto e parece que todo mundo está concordando: Pinguim é excelente — os números deixam isso claro, com a audiência recorde nos Estados Unidos e uma avaliação próxima da perfeição.

Segundo a Variety, 1.8 milhões de pessoas assistiram o quinto episódio neste domingo, quebrando o próprio recorde anterior, do quarto episódio, quando 1.7 milhões de pessoas nos Estados Unidos assistiram a estreia do episódio ao mesmo tempo. O episódio de estreia da obra, que saiu numa quinta-feira, já acumula mais de 14.2 milhões de espectadores em seu país de origem.

Além da quantidade de gente assistindo, Pinguim também está recebendo ótimas avaliações. No Rotten Tomatoes, por exemplo, a série conta com 94% de avaliações positivas de críticos e 91% de público.

Em outro famoso agregador de notas, o IMDb, Pinguim tem 8.8 como nota principal e é a série mais popular do momento. Porém, lá também é possível ver as notas de cada episódios — e aí a série do vilão de Batman voa ainda mais alto: dos cinco episódios que foram ao ar, a menor nota até agora é o 8.5 do segundo episódio. O primeiro episódio tem a segunda menor nota (8.8). O terceiro episódio, focado em Victor Aguilar, leva nota 9. O quinto, que é o mais recente, tem 9.2 e o grande recordista é o quarto, focado em Sofia Falcone, com incríveis 9.5 de nota no agregador.

Atualmente, numa lista de melhores episódios que mistura gêneros e está forrada de animes, Breaking Bad, Community, Seinfeld e Person of Interest, o quarto episódio de Pinguim se consagra como o 635° melhor episódio da história — o que pode não parecer muito caso você seja mais crítico, mas é o mais alto que uma adaptação live-action de quadrinhos já chegou (tirando The Boys, mas aí quase ninguém conhece o quadrinho, certo?).

 

Quando Pinguim vai terminar?

Ainda faltam três episódios até o fim do que promete ser a única temporada de Pinguim. Eles devem sair nos próximos domingos: 27 de outubro, 3 de novembro e, para finalizar, 10 de novembro.

Os episódios vão ao ar na HBO e chegam juntos para streaming na Max. Pinguim se passa no mesmo universo de Batman, de Matt Reeves. O diretor trabalhou como produtor e roteirista na série que explora esse mundo e desenvolve os personagens como ele sempre quis.

 

IGN Brasil

Publicado em Entretenimento

TAQUARIVARÍ/SP - Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas em uma praça de pedágio na rodovia Francisco Alves Negrão, na cidade de Taquarivaí, no interior de São Paulo. A Polícia Militar Rodoviária encontrou no carro do suspeito, de 38 anos, 517 tijolos de maconha, que totalizaram pouco mais de 320 quilos.

As equipes realizavam fiscalização na região no domingo (20), quando desconfiaram de um veículo e deram a ordem de parada. O motorista não obedeceu, dando início a um acompanhamento. Em determinado momento, o suspeito abandonou o carro e tentou fugir a pé, mas foi detido.

Durante a vistoria, os policiais encontraram as drogas no porta malas. Os militares descobriram que o homem pegou as substâncias no Mato Grosso do Sul, com destino à capital paulista.

Além da maconha, o veículo, um celular e R$ 300 em espécie foram apreendidos na ação. O caso foi registrado como tráfico de drogas na Delegacia Seccional de Itapeva.

Publicado em Outras Cidades

Inscrições estão abertas e evento tem parcerias com grupo de pesquisa e organização global sobre o tema

 

SÃO CARLOS/SP - Nos dias 29 e 30 de novembro acontece, em São Paulo, o 2º Simpósio Internacional de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas - da avaliação ao tratamento, aberto a profissionais da saúde, do serviço social, de setores jurídicos e demais públicos interessados. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento (www.prevquedasbrasil.com.br/simposio), que tem as informações completas sobre a atividade. O Simpósio é uma parceria entre o Programa Multidisciplinar e Assistencial de Gestão de quedas para idosos caidores (Magic) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Grupo de Pesquisa PrevQuedas Brasil, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e à Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). O evento tem ainda apoio da FFN Brasil - Fragility Fracture Network Brasil (ffnbr.org.br), uma organização global com o objetivo de melhorar o cuidado aos pacientes com fratura por fragilidade, incluindo a prevenção secundária.

Esta segunda edição do Simpósio pretende abordar a prevenção de quedas nas pessoas idosas e programas para prevenção de quedas baseado em evidências científicas. Karina Gramani Say, docente do Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar e coordenadora do Magic, aponta que as quedas são uma ameaça para a saúde dos idosos. Ela alerta que o Brasil tem, hoje, 32 milhões de idosos e mais de 9 milhões sofrem ao menos uma queda ao ano. "As quedas podem resultar em fraturas, traumas cranianos e em prejuízos psicológicos e sociais, institucionalização e, inclusive, levar ao óbito", pontua. Diante disso, a docente aponta que o Simpósio tem como objetivos atualizar e capacitar profissionais da saúde na prevenção e manejo de quedas, discutir diretrizes internacionais e sua adaptação para o Brasil, além de promover a colaboração nacional e internacional em pesquisa sobre o tema. "Com o envelhecimento populacional, enfrentar os desafios da prevenção e manejo das quedas é crucial para os profissionais da saúde, gestores de clínicas e hospitais e aqueles que trabalham com políticas públicas voltadas para pessoas idosas, inclusive profissionais da assistência social e jurídica", complementa.

De acordo com Karina Say, o Brasil teve um aumento das internações hospitalares entre 2000-2008 e 2008-2020 de pessoas idosas, assim como dos gastos totais em internações e do custo em saúde relacionado às quedas de pessoa idosa, inclusive no estado de São Paulo. Além disso, ela relata que artigo recente mostra que o número de óbitos no período de 2000 a 2020 apresentou um aumento significativo. "Sabendo dos prejuízos funcionais e para a saúde do indivíduo advindos das quedas, dos gastos públicos, se nada for feito no ano de 2025, as internações por quedas no Brasil estarão próximas a 150 mil, gerando custos em torno de R$ 260 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS)", alerta a professora da UFSCar.

Esses e outros aspectos serão apresentados e debatidos ao longo da programação do Simpósio, que será realizado no Auditório da UNIDIC, em São Paulo, próximo à estação Carrão do metrô. Todas as informações, incluindo programação, inscrição e palestrantes, estão no site www.prevquedasbrasil.com.br/simposio.

Programa Magic-UFSCar

"As quedas acidentais são eventos muitas vezes preveníveis se avaliarmos e acompanharmos os fatores de risco modificáveis para a pessoa idosa", esclarece Say. No entanto, ela pontua que muitos profissionais de saúde não sabem avaliar e monitorar todos esses fatores de risco. É nesse contexto que o Programa Magic da UFSCar atua, acompanhando e analisando nos seus estudos, o aprimoramento para uma melhor assistência à pessoa idosa, mas também o tornando viável para ser implementado na saúde pública e suplementar. 

O Magic foi oferecido entre 2020 e 2023 - sua primeira versão foi realizada em teleatendimento, por se tratar do período da pandemia e por ser um estudo clínico randomizado, melhor método de pesquisa para verificar a eficácia da intervenção. A segunda versão do Programa será ofertada em 2025 com o aprofundamento de questões de pesquisa e do monitoramento da gestão de casos para os fatores modificáveis. Informações completas sobre o Magic podem ser acessadas no Instagram (@programamagic)

Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Outubro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.