fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Prefeitura consegue autorização para pagamento dos funcionários da creche filantrópica Anita Costa

Prefeitura consegue autorização para pagamento dos funcionários da creche filantrópica Anita Costa

Escrito por  Out 23, 2024

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que obteve autorização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) para equacionar as demandas que surgiram após sentença do próprio TC impedindo que o Clube das Mães – Creche Anita Costa, receba qualquer repasse do Poder Executivo até que faça o ressarcimento ao erário público das glosas que foram apuradas pelo Tribunal em 2023 e o comunicado de encerramento das atividades apresentado pela atual direção da entidade de forma unilateral.

A SME apresentou o caso ao auditor responsável pela sentença do Tribunal de Contas, foram expostos todos os pontos que preocupam a Prefeitura, como o desatendimento das crianças ali matriculadas e o não pagamento dos salários dos funcionários da entidade.

O TC deferiu o pedido da Prefeitura de São Carlos e autorizou,  portanto, o pagamento dos funcionários da creche referente aos serviços prestados no mês de setembro e proporcional de outubro.

“O nosso posicionamento inicial, que inclusive já tinha sido bem recebido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), foi aceito pelo Tribunal de Contas e ainda esta semana será providenciado esse pagamento individual de cada funcionário da creche, em articulação com o MPT, com a presença de representante do Sindicato e da entidade”, anunciou a secretária municipal de Educação, Paula Knoff.

Sobre o atendimento das 162 crianças de 0 a 3 anos da creche, a SME informa que fez contato com outra entidade conveniada, para aditamento do Plano de Trabalho vigente, de modo a absorver essas crianças até o final do ano letivo que se encerra em 17 de dezembro. 

“Esse documento já está sob nossa análise e deverá ser encaminhado para apreciação do Plenário da Câmara. Paralelo a isso, a Secretaria Municipal de Governo está em contato com a Procuradoria do Estado de São Paulo para resolver também o assunto no que tange ao imóvel da Creche Anita Costa, já que pertence ao Estado e está cedido (posse precária) àquela entidade. A nossa expectativa é que em poucos dias as atividades no local voltem a funcionar”, relatou a secretária Paula Knoff.

Já o secretário de Governo, Lucas Leão, aguarda a análise do TC  sobre a possibilidade da eventual intervenção do município na entidade, uma vez que o prédio é um imóvel do Estado cedido a título de uso precário para a entidade utilizar com fins para a educação infantil, para que seja possível revogar esse decreto e transferir o uso do imóvel para o município para que possa firmar parceria com uma nova entidade, em 2025. 

HISTÓRICO - Vale lembrar que no ano passado a SME identificou, através do Departamento de Convênios da Prefeitura, inconsistência na prestação de contas da instituição Clube das Mães – Creche Anita Costa, já que a instituição utilizou R$ 460 mil repassados pelo município durante o período da pandemia de COVID-19 (sem aulas), incompatível com o que estava previsto no plano de trabalho, razão que levou à suspensão de novos pagamentos. Quando ocorre uma inconsistência na prestação de contas a administração cessa o pagamento até que a instituição faça o ressarcimento aos cofres públicos dos valores utilizados de forma errada, ou seja, não prevista no plano do trabalho.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.