fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Programa da UFSCar organiza evento internacional sobre prevenção de quedas em pessoas idosas

Programa da UFSCar organiza evento internacional sobre prevenção de quedas em pessoas idosas

Escrito por  Out 23, 2024

Inscrições estão abertas e evento tem parcerias com grupo de pesquisa e organização global sobre o tema

 

SÃO CARLOS/SP - Nos dias 29 e 30 de novembro acontece, em São Paulo, o 2º Simpósio Internacional de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas - da avaliação ao tratamento, aberto a profissionais da saúde, do serviço social, de setores jurídicos e demais públicos interessados. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento (www.prevquedasbrasil.com.br/simposio), que tem as informações completas sobre a atividade. O Simpósio é uma parceria entre o Programa Multidisciplinar e Assistencial de Gestão de quedas para idosos caidores (Magic) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Grupo de Pesquisa PrevQuedas Brasil, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e à Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). O evento tem ainda apoio da FFN Brasil - Fragility Fracture Network Brasil (ffnbr.org.br), uma organização global com o objetivo de melhorar o cuidado aos pacientes com fratura por fragilidade, incluindo a prevenção secundária.

Esta segunda edição do Simpósio pretende abordar a prevenção de quedas nas pessoas idosas e programas para prevenção de quedas baseado em evidências científicas. Karina Gramani Say, docente do Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar e coordenadora do Magic, aponta que as quedas são uma ameaça para a saúde dos idosos. Ela alerta que o Brasil tem, hoje, 32 milhões de idosos e mais de 9 milhões sofrem ao menos uma queda ao ano. "As quedas podem resultar em fraturas, traumas cranianos e em prejuízos psicológicos e sociais, institucionalização e, inclusive, levar ao óbito", pontua. Diante disso, a docente aponta que o Simpósio tem como objetivos atualizar e capacitar profissionais da saúde na prevenção e manejo de quedas, discutir diretrizes internacionais e sua adaptação para o Brasil, além de promover a colaboração nacional e internacional em pesquisa sobre o tema. "Com o envelhecimento populacional, enfrentar os desafios da prevenção e manejo das quedas é crucial para os profissionais da saúde, gestores de clínicas e hospitais e aqueles que trabalham com políticas públicas voltadas para pessoas idosas, inclusive profissionais da assistência social e jurídica", complementa.

De acordo com Karina Say, o Brasil teve um aumento das internações hospitalares entre 2000-2008 e 2008-2020 de pessoas idosas, assim como dos gastos totais em internações e do custo em saúde relacionado às quedas de pessoa idosa, inclusive no estado de São Paulo. Além disso, ela relata que artigo recente mostra que o número de óbitos no período de 2000 a 2020 apresentou um aumento significativo. "Sabendo dos prejuízos funcionais e para a saúde do indivíduo advindos das quedas, dos gastos públicos, se nada for feito no ano de 2025, as internações por quedas no Brasil estarão próximas a 150 mil, gerando custos em torno de R$ 260 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS)", alerta a professora da UFSCar.

Esses e outros aspectos serão apresentados e debatidos ao longo da programação do Simpósio, que será realizado no Auditório da UNIDIC, em São Paulo, próximo à estação Carrão do metrô. Todas as informações, incluindo programação, inscrição e palestrantes, estão no site www.prevquedasbrasil.com.br/simposio.

Programa Magic-UFSCar

"As quedas acidentais são eventos muitas vezes preveníveis se avaliarmos e acompanharmos os fatores de risco modificáveis para a pessoa idosa", esclarece Say. No entanto, ela pontua que muitos profissionais de saúde não sabem avaliar e monitorar todos esses fatores de risco. É nesse contexto que o Programa Magic da UFSCar atua, acompanhando e analisando nos seus estudos, o aprimoramento para uma melhor assistência à pessoa idosa, mas também o tornando viável para ser implementado na saúde pública e suplementar. 

O Magic foi oferecido entre 2020 e 2023 - sua primeira versão foi realizada em teleatendimento, por se tratar do período da pandemia e por ser um estudo clínico randomizado, melhor método de pesquisa para verificar a eficácia da intervenção. A segunda versão do Programa será ofertada em 2025 com o aprofundamento de questões de pesquisa e do monitoramento da gestão de casos para os fatores modificáveis. Informações completas sobre o Magic podem ser acessadas no Instagram (@programamagic)

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.