fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 10 Março 2024

SÃO CARLOS/SP - Hoje, o São Carlos no Toque (SCNT) noticiou a morte de um homem a pauladas, porém não havia sido identificada sua identidade. Já na tarde desta 2ª feira (11), a Polícia informou que o homem era Leandro Rodrigues Saraiva, de 29 anos.

Leandro havia sido preso por matar Hérica Leticia Barbosa de Oliveira, de 33 anos, e desovar o corpo em uma estrada de terra nas proximidades do São Carlos 8, no ano de 2021.

O delegado Dr. João Fernando Baptista investiga a morte de Leandro ocorrida na madrugada de hoje.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa que a partir das 7h30 desta terça-feira, 12/03, o trânsito será interditado na Avenida Comendador Alfredo Maffei com a Rua José Bonifácio para a execução de reparo na calha do Rio Gregório.

Durante o período em que durar o trabalho, o trânsito, neste trecho, será desviado pela Rua Jesuíno de Arruda para quem vai em direção à Vila Prado.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A UFSCar publicou nesta segunda-feira (11/3) a nova lista das pessoas convocadas para o requerimento de matrícula em segunda chamada para ingresso em 2024 nos cursos de graduação oferecidos pelo SiSU. A lista completa está disponível no Portal do Ingresso da UFSCar.

O requerimento de matrícula para a segunda chamada deve ser feito entre 12 e 13 de março, pela página https://sistemas.ufscar.br/siga/candidato, de acordo com o passo a passo abaixo:

- Fazer o login pela autenticação da plataforma gov.br;
- Clicar no botão "Opções" do SiSU 2024;
- Verificar os dados de sua candidatura e preencher o formulário dentro do prazo: (das 00 horas do dia 12/3 até às 23h59 do dia 13/3);
- Clicar em "Preencher Formulário de Requerimento de Matrícula";
- Após preenchê-lo, clique em "Enviar Formulário"; 
- Confirmar. Salve e guarde o protocolo de realização do requerimento de matrícula.

Após requerer a matrícula, é importante o candidato fazer a verificação conforme indicado na 4ª página do edital (disponível neste link):
- Guarde o comprovante que é encaminhado para o e-mail cadastrado na plataforma gov.br;
- Deslogue da área do candidato no site SiGA;
- Faça novo login na área do candidato no site SiGA;
- Confirme se o status do formulário consta como "submetido";
- Salve o protocolo de acesso e submissão do formulário.

Todos os procedimentos para matrícula são feitos online. Os requerimentos devem ser feitos no sistema da UFSCar e exigem da pessoa o acesso ao e-mail cadastrado no momento das inscrições do Enem e do SiSU. Para facilitar o processo, somente estarão disponíveis na página de acesso do candidato os formulários correspondentes à sua modalidade. Sendo assim, é obrigatório o preenchimento de todos os formulários que aparecem na área do candidato, após o primeiro acesso. A não realização do requerimento de matrícula dentro do prazo previsto (de 12 a 13/3) resulta na exclusão da pessoa candidata do processo seletivo.

É fundamental que as pessoas que participam do processo estejam atentas ao cronograma e manifestem seu interesse a cada etapa, especialmente para a convocação para manifestação de interesse virtual por vagas para as terceira e quarta chamadas, que será divulgada no dia 26 de março. Nessa nova etapa, será necessário que todas as pessoas voltem a manifestar o interesse pela vaga nos dias 27 e 28 de março.

A nova lista foi elaborada a partir da revogação e correção da lista divulgada no dia 28 de fevereiro, que passou por auditoria interna que identificou erros de parametrização do algoritmo que apoia o processo (leia aqui a nota sobre a revogação da lista).

A Secretaria Geral de Informática (SIn), após a identificação e correção do erro, bem como de ajustes para atendimento integral à nova Lei de Cotas (Lei nº 14.723, publicada em 13 de novembro de 2023), realizou, ao longo de toda a última semana, um processo minucioso de checagem do funcionamento do algoritmo. Uma equipe independente, sob coordenação da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e do Gabinete da Reitoria, realizou outro processo de checagem da lista gerada. 

Junto à lista, a UFSCar disponibilizou planilha com dados detalhados sobre: 1. ocupação de vagas em cada curso; 2. remanejamento de vagas entre grupos em cada curso; 3. situação de cada candidato constante na lista de manifestação de interesse da 2ª chamada. O objetivo é ampliar a transparência de todo o processo realizado para a correção da lista, com informações que permitam a todas as pessoas interessadas a checagem do resultado agora divulgado.

Em relação à ocupação das vagas, os dados mostram, por curso, em cada grupo de ingresso, o total de vagas disponibilizadas, as vagas ocupadas (em 1ª chamada), as vagas restantes (após a 1ª chamada) e o número de pessoas ainda em lista de espera do SISU (aquelas que ainda não foram convocadas para manifestação de interesse).

A aba sobre remanejamento mostra, em cada curso, quantas e quais vagas foram remanejadas entre grupos de ingresso, quando não havia mais candidatos habilitados (até a lista de espera do SISU) para ocupação da vaga original.

Por fim, para cada um dos 8.365 candidatos constantes na lista de manifestação de interesse da segunda chamada, estão informadas qual foi a modalidade de ingresso assinalada no momento da inscrição no SiSU, qual a vaga efetivamente ocupada (após processo de migração de candidato por nota, quando houve) e qual a modalidade da vaga (após processo de remanejamento de vaga entre grupos, quando houve). Além disso, é possível saber o status da pessoa - por exemplo, se manifestou interesse, se foi convocada para requerimento de matrícula ou se já apresentou o requerimento (que será reaproveitado do processo anterior).

Publicado em Educação

Inscrições estão abertas

 

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (Fundação RTVE), no âmbito do Programa de Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para Agenda 2030 (Profor-Ext), publicou dois editais de processos seletivos para contratação de um bolsista residente e quatro estagiários. As atividades serão desenvolvidas no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em regime de home office, e em campo nas comunidades atendidas, a depender do cronograma de atividades estabelecido com a Coordenação. 
O Edital 01/2024, destina-se à seleção de um candidato para atuar com assistência técnica e extensão rural em assentamentos de reforma agrária no estado de São Paulo. Podem concorrer candidatos brasileiros, com carteira de habilitação categoria B, que tenham concluído curso de graduação em Administração, Agronomia, Biologia, Engenharia de Alimentos ou Engenharia Ambiental, há no máximo três anos. O candidato selecionado deverá cumprir uma jornada de 40 horas semanais e receberá uma bolsa no valor de R$ 4.000 por até nove meses. 
Já o Edital 02/2024, destina-se à habilitação de quatro estagiários para atuar em assistência técnica e extensão rural em assentamentos de reforma agrária no estado de São Paulo. Podem concorrer discentes matriculados nos cursos de Administração, Agroecologia, Agronomia, Biologia, Engenharia de Alimentos ou Engenharia Ambiental. Os candidatos selecionados deverão cumprir 20 horas semanais de atividades e receberão uma bolsa no valor de R$ 1.000 por até nove meses.
Os processos seletivos estão com inscrições abertas até o dia 12 de março para o Edital 01/2024 (bolsista residente), e 15 de março para o Edital 02/2024  (estagiários). Em caso de dúvidas, o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., identificando no assunto: "Profor-Ext - Dúvidas". Confira os editais e mais informações neste link (https://bit.ly/3uTE7uX).

Publicado em Educação

Sucesso literário da escritora francesa Virginie Despentes, a montagem lotou os teatros do Rio de Janeiro e São Paulo. No Sesc São Carlos acontece no dia 13 de março, quarta-feira, às 20h com venda de ingressos

 

 

SÃO CARLOS/SP - Uma das mais contundentes escritas sobre os códigos comportamentais e os padrões estruturais impostos à condição feminina inicia sua circulação de 2024. Teoria King Kong  foi escrito em 2006 pela escritora Virginie Despentes e tornou-se um sucesso absoluto pelo impacto e ousadia de narrar, em primeira pessoa, experiências que tangenciam temas como gênero, estereótipos e emancipação. No Brasil, o livro foi lançado em 2016 pela N-1 e teve sua tradução assinada pela atriz, jornalista e escritora Marcia Bechara, que também assina a dramaturgia do espetáculo. Considerado um fenômeno de vendas, radical e extremamente corajoso, sua publicação foi relançada recentemente, durante a temporada da peça no Sesc Bom Retiro, na cidade de São Paulo, onde obteve excelente público e ótimas críticas da imprensa especializada.

No palco, as atrizes Carol Duarte, Ivy Souza e Verónica Valenttino atualizam o texto a partir de suas escrevivências e subjetividades, ora se colocando como as tradutoras da obra, ora incorporando a própria Virginie Despentes e dando voz às reflexões que abarcam o complexo conceito de mulheridades, exposto pela autora num jorro literário, virulento e desconcertante capaz de desacomodar formas de perceber, pensar e interagir com determinadas heranças que ainda orientam nosso comportamento. O espetáculo reúne em sua ficha técnica uma equipe de mulheres que despontam em várias áreas do Teatro, o que fortalece esse pacto feminino e feminista em torno da encenação.

Para a dramaturga Marcia Bechara, o maior desafio de transpor Teoria King Kong para os palcos em 2023 é, justamente, encontrar sua atualização, visto que isso acontece mais de uma década depois do lançamento na França: “Muita coisa mudou, da nossa compreensão interna do que seja o feminismo ou os feminismos e de como essas coisas se interpelam mutuamente na América Latina, na Europa e em vários outros contextos. Esse é o grande desafio, atualizar esse texto que é magnífico e magnânimo, para a realidade brasileira, para que ele converse com a gente também da maneira que o teatro sabe fazer. O teatro como essa grande ágora contemporânea, um espaço potente e propício para as discussões do nosso tempo", afirma a tradutora dramaturga de Teoria King Kong.

De acordo com a diretora Yara de Novaes, a aproximação de Márcia e das atrizes –– que também colaboram com a dramaturgia, facilitou o processo de construção do texto. “São elas (as atrizes) que estão trazendo para a dramaturgia essas pessoalidades, essas fricções”. Bechara optou por não trazer apenas falas na primeira pessoa, mas escolheu a figura de três tradutoras transcriadoras para que fossem as cicerones, as experimentadoras cênicas do livro da Virginie.”

“O teatro é uma matéria que é feita do corpo, a sua principal mídia é o corpo. E o corpo brasileiro está em cena com essas três atrizes. A presença delas em cena é extremamente revigorante desse novo Brasil que emerge depois desses desses seis anos de total loucura fascista e que tem muita coisa pra dizer, inclusive em relação ao mundo, para o mundo. A gente vê no Brasil uma atualização dos feminismos, das questões que a gente chama de identidades, mas que vão muito além disso, que são coletivas também”, afirma a dramaturga. 

A escolha do elenco foi uma busca de entrar em diálogo de alguma forma em paridade com o texto, pesquisa que ocorreu na total sinergia entre Yara de Novaes e as produtoras e idealizadoras do projeto, Verônica Prates e Valencia Losada, da Quintal Produções. Quando a gente coloca essas três atrizes em cena, percebemos a possibilidade que temos de garantir a atualização do discurso e das problematizações lançadas pela autora. Para poder dialogar com a obra era preciso trazer pessoalidades e singularidades, e foi isso que elas trouxeram”, revelam.

“Para marcar a fogo a radicalidade contemporânea do texto, convidamos as atrizes Carol Duarte, Ivy Souza e Verónica Valenttino para compor o núcleo artístico do projeto. Atrizes múltiplas, plurais e com trajetórias pavimentadas em lugares muito singulares de classe, raça e gênero.

Os ensaios, que ocorreram em São Paulo durante os meses de maio a agosto de 2023 serviram de espaço para muitas experiências e diálogos transversais ao projeto: “Trouxemos para a sala de ensaio, nesse grande laboratório, algumas mulheres muito incríveis para trocarem com a gente, como a pensadora transfeminista Helena Vieira, a roteirista e dramaturga Silvia Gomez, a jornalista e comunicadora popular do Movimento das Mulheres Camponesas, Adriane Canan, essa equipe foi essencial para essa migração do livro para o palco”, conta Yara.

 

Sinopse

Teoria King Kong é um espetáculo com uma dramaturgia não-realista, onde três atrizes buscam, através de suas traduções e vivências, trazer para a realidade brasileira alguns temas abordados pela escritora francesa Virginie Despentes. O espetáculo apresenta ––numa espiral cheia de humor e acidez, reflexões para um possível pacto civilizatório. Protagonizam a montagem três das mais brilhantes atrizes da nossa geração, Carol Duarte, Ivy Souza e Verónica Valenttino.

 

Teoria King Kong

Autora//Virginie Despentes

Direção// Yara de Novaes

Dramaturgia// Marcia Bechara

Elenco // Carol Duarte, Ivy Souza e Verónica Valenttino

Direção de movimento e assistente de direção// Murillo Basso

Cenografa// Dina Salem Levy

Desenho de luz// Sarah Salgado

Figurinos// Marichilene Artisevskis

Trilha sonora// Natalia Mallo

Identidade visual: Evee Ávila

Fotos: Igor Marotti

Idealização e produção: Quintal Produções

Diretora de produção// Verônica Prates

Coordenadora de projetos// Valencia Losada

Produtora executiva// Camila Camuso

Assistência de produção// Ellen Miranda

 

Serviço: Sesc São Carlos

Data: dia 13 de março, quarta-feira.

Horário: 20h.

Ingressos: R$ 40,00 inteira / R$ 20,00 meia entrada / R$ 12,00 Credencial Plena. Lugares Limitados. 16 anos.

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP

Mais informações pelo telefone: 3373-2333

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura e com emenda parlamentar do presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, fez a entrega na última sexta-feira (08/03), de kits com material esportivo para os 12 times do Campeonato Amador e para as 10 equipes do Campeonato Varzeano.

Estão disputando o Campeonato Amador os seguintes times: E.C. J.G, Zavaglia F.C, Unidos da Vila, Real Paulista, Os Prédios F.C, Primos F.C, Tabatinga F.C, Monte Carlos F.C, Mariense F.C, A.A.Ponte Preta, C.R. Vasco Da Gama e B.N. Madri F.C. 

Pelo Varzeano estão competindo as seguintes equipes: E.C. Santa Eudóxia, S.E. Tijuco Preto, E.C.R. Santa Mônica, E.C. Mercenários, Red Bull F.C, E.C. A.B.C, Polêmicos F.C, E.C. São Carlos 08, Romeu Tortoreli e A.G.R.6 F.C

“O esporte promove a integração entre as comunidades, porque, acima de tudo, o esporte é amizade, integração, parceria. Sempre o que fica após um campeonato é isso, não apenas um time campeão, o que fica é a amizade que fez durante o campeonato”, disse Edson Ferraz, vice-prefeito e secretário municipal de Esportes e Cultura que a entrega do material.

Também participaram da entrega dos kits, contendo duas bolas e uma bolsa de massagem os vereadores Marquinho Amaral, atual presidente da Câmara Municipal e Thiago de Jesus, além do secretário de Transporte e Trânsito, Cesinha Maragno.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano está intensificando as vistorias em terrenos particulares com mato alto e sujeira. Ação ocorre em virtude do período de emergência em saúde pública para a dengue decretado pelo Governo do Estado, além das diversas reclamações da população.

Até a última sexta-feira, dia 29 de fevereiro, já tinham sido emitidas 1.092 notificações referentes aos meses de janeiro e fevereiro de 2024, com 117 autos de infração.

A multa para quem não limpa o próprio terreno é de R$ 10,48 o metro quadrado e para quem não realiza a construção da calçada é de R$ 26,20 o metro linear.

Com intuito de prevenção e orientação, a fiscalização tem como objetivo alertar os proprietários dos terrenos a manterem os locais limpos. “Também pedimos o apoio da população para que continuem denunciando”, solicita o chefe de Fiscalização, Nicola Carneseca Júnior.
Carneseca ressaltou, ainda, que a legislação municipal proíbe a utilização de uso de herbicidas para a limpeza de terreno, calçadas, guias e sarjetas.

De acordo com o diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, a ênfase da ação não é gerar multa. “É importante dizer que nosso foco não é multar e sim, mostrar ao proprietário que é muito mais compensatório deixar o terreno limpo”.

O Promotor de Justiça, Flávio Okamoto, destacou a importância da nova legislação aprovada. “Antes o proprietário que mantinha o terreno com mato alto ou lixo era apenas notificado e multado. Agora, a Prefeitura poderá realizar a limpeza do local e cobrar do responsável pela área o valor do serviço, resolvendo o problema da vizinhança que sofre com vetores de doenças (ratos, escorpiões, mosquitos) e queimadas. A nova lei também visa a garantia do direito de locomoção de idosos e pessoas com deficiência, uma vez que trouxe regras mais rígidas para a utilização e manutenção das calçadas”.

Para Penela, o apoio da população por meio de denúncias é fundamental. Ele solicita aos moradores que informem à Ouvidoria Geral do Município (OGM) a existência de terrenos com mato alto ou com resíduos sólidos. “Essa limpeza melhora a qualidade de vida, embelezamento e o respeito ao meio ambiente, já que uma das preocupações nesta época do ano são os focos de dengue”.

A partir da notificação gerada pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, o proprietário do terreno tem quinze dias para realizar a limpeza.

Caso isso não aconteça, ele será multado e o município poderá realizar o serviço e enviar a conta para o dono da área. O telefone da Ouvidoria para denúncias de terrenos com mato alto ou com resíduos sólidos é o 3362-1080 ou 0800-770-1552.  Além disse existe o canal de denúncias através do seguinte link https://cidadao.saocarlos.sp.gov.br/servicos/ouvidoria/municipe/.

Publicado em Outras Notícias

Objetivo é oferecer auxilio as vítimas de assédio, abuso, violência e importunação

 

SÃO CARLOS/SP - O Procon de São Carlos, realizou na última quinta-feira (07/03), um plantão noturno para orientar os estabelecimentos sobre a necessidade de implementação do protocolo “Não se cale, aqui você está protegida", concebido a partir da edição das Leis Estaduais nº 17.621 e 17.635, coordenado pela Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, em parceria com as Secretarias de Estado, órgãos públicos e sociedade civil, por meio do Grupo de Trabalho “Estabelecimento Amigo da Mulher”.

Os estabelecimentos deverão promover cursos para que seus colaboradores saibam prestar auxílio adequado às vítimas de assédio, abuso, violência e importunação: desde a saída do local em segurança até o acionamento da rede pública de saúde e segurança.

O auxílio à mulher será prestado pelo estabelecimento mediante a oferta de um acompanhante até o carro, outro meio de transporte ou comunicação à polícia, sendo também obrigatória a fixação de cartazes nos banheiros femininos ou em qualquer ambiente do local, informando a disponibilidade do estabelecimento para o auxílio à mulher que se sinta em situação de risco.

Todas as informações relacionadas ao tema, inclusive cartazes, folder/cartilha e link para inscrição no curso - gratuito - de capacitação para estabelecimentos e profissionais estão disponíveis no site https://www.mulher.sp.gov.br/naosecale/.

Publicado em Comércio

Time são-carlense mostrou força e realizou uma excelente apresentação

SÃO CARLOS/SP - A equipe de atletismo ACD (atletas com deficiência) da ASA/ADN esteve participando de uma prova noturna neste sábado, 9. Vários representantes marcaram presença no 1° Night Run OAB, que teve a largada às 19h30 e realizaram uma excelente prova. O percurso foi de 4,5 kms.
De acordo com o técnico e coordenador da ASA/ADN, Altair Maradona Pereira, a equipe teve excelente participação e estiveram presentes no pódio. De acordo com ele, a competição serve como preparação para o restante da temporada.
“Os atletas estão treinando muito para representar São Carlos no Paresp (Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo) que acontecerá em agosto no Centro Paralímpico. Além dos atletas que fazem parte da corrida, vamos com a equipe de cadeirantes para a competição nas provas de lançamento e arremesso. Todos estão treinando muito para fazer bonito na competição”, garantiu Maradona.
Resultados
1° colocado - João Vazelli Júnior – deficiente visual
2° colocado - José Roberto da Silva - deficiente visual
3° colocado - Maxuel Sousa Ferreira - deficiente visual (guia Rodrigo Paschoalim)
4° colocado - Daniel Mendes dos Santos - deficiente visual (guia João Carlos Teixeira)
5° colocado - Marcelo Santana de Oliveira - deficiente visual (guia Altair Maradona)
1° colocada - Josiane da Silva – deficiente visual

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - O 38° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMi) reuniu na última sexta-feira, 08, parte do efetivo na sede da Unidade, em São Carlos, para homenagear Policiais Militares Femininas e funcionárias civis em virtude do "Dia Internacional da Mulher".

O Subcomandante do 38º BPM/I, Major PM Gonçalves, recepcionou as participantes e em suas palavras enalteceu a atuação e importância das mulheres em todos os setores da sociedade, em nome de todas agradecemos a todos os nossos colaboradores que doaram mimos para cada uma delas.

Publicado em Policial

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.