SÃO CARLOS/SP - A equipe feminina de Futsal de São Carlos (ASF UNICEP São Carlos), que disputa o Campeonato Paulista e a Liga Paulista. Ano passado a equipe foi campeã tanto da Copa da LPF, quanto da Liga Paulista, com participação também no Campeonato Paulista, se apresentou nesta segunda-feira (17/01) na Secretaria Municipal de Esportes para a temporada 2025.
As jogadoras foram recebidas pelo secretário Fernando Carvalho, de Esporte, que desejou boa sorte para a equipe e deu boas-vindas para as novas atletas que agora compõem a equipe. “Essa equipe é da cidade e a Prefeitura, por meio da nossa pasta, oferece todo o apoio estrutural e profissional para que elas possam competir como ginásio para treinamento, transporte e pagamento de taxas”, explicou o secretário.
De acordo com o técnico Fabiano Lourenço a equipe foi renovada para essa temporada. “É uma equipe da Prefeitura de São Carlos, através de uma associação esportiva que é a Associação São Carlos de Futsal, que tem vínculo com a Federação, por isso, pode participar do Campeonato Paulista. Além dele, ainda participa da Copa LPF, Liga Paulista de Futsal, Jogos Regionais e Jogos Abertos.
No dia 22 de março tem início a Copa da LPF com sete equipes participantes, incluindo o Santos Futebol Clube. “Vamos jogar para manter o título que conquistamos o ano passado. A renovação do elenco foi muito grande, mas vamos buscar sempre o sucesso da temporada passada”, finaliza Fabiano Lourenço.
SÃO CARLOS/SP - Entre os dias 18 e 26 de fevereiro, os professores Danilo Giroldo e Lisandra Marques Gava Borges, representantes do grupo de trabalho que elaborará o documento referência como proposta para a implantação do campus de São José do Rio Preto (GT-SJRP), se encontrarão com os Centros Acadêmicos e com as Entidades Representativas da UFSCar para dialogar sobre as potencialidades e dificuldades do processo de implantação do novo campus. Estes encontros, guiados pela metodologia dos grupos focais, fazem parte do plano de trabalho aprovado pelo Conselho Universitário (ConsUni) em dezembro de 2024 e complementam as reuniões setoriais realizadas em Rio Preto na última semana.
O diálogo com a comunidade UFSCar e com a sociedade de São José do Rio Preto integra a primeira etapa de construção do documento referência que, caso aprovado pelo ConsUni, guiará o processo de implantação do novo campus. Esta etapa envolve a caracterização do território, a identificação de alternativas locacionais, o mapeamento das percepções dos atores de Rio Preto e da comunidade acadêmica, além da realização de audiências públicas.
Grupos focais em São José do Rio Preto
Entre os dias 11 e 13 de fevereiro, o GT-SJRP realizou uma série de reuniões que captaram sugestões dos diferentes setores da sociedade rio-pretense sobre a implantação do novo campus. No primeiro dia de atividades (11/2), o grupo de trabalho se reuniu no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) com entidades dos setores empresarial e educacional de Rio Preto. O primeiro grupo focal, realizado pela manhã, contou com representantes da Associação Comercial de São José do Rio Preto (ACIRP), do Parque Tecnológico Karina Bolçone (PARTEC) e da Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (APETI). Durante o diálogo o setor demandou cursos ligados a três áreas diferentes de atuação: saúde, tecnologia e agronegócio.
O segundo grupo focal, realizado na tarde do dia 11, teve a participação de representantes do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho (Unesp), da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FACERES, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), da Faculdade de Tecnologia (FATEC), do Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP e do Centro Universitário do Norte de São Paulo - UNORTE. Nesta reunião, as discussões se voltaram para a evasão de discentes, a criação de modelos pedagógicos mais flexíveis e a implantação de cursos voltados para a formação de professores, para a gestão pública e para a área da tecnologia.
Na quarta-feira, 12 de fevereiro, os representantes do GT -SJRP se reuniram, também no IFSP, com movimentos sociais e com organizações da sociedade civil. Pela manhã, o grupo de trabalho se encontrou com representantes de vinte sindicatos, associações e movimentos sociais de Rio Preto. Diferentes áreas e cursos foram sugeridos, destacando-se os relacionados às Engenharias, Agroecologia, Ciências Sociais, Ciências da Saúde e Serviço Social. Os diferentes coletivos apresentaram preocupação com a implantação de cursos capazes de refletir criticamente sobre a realidade e atender as demandas da classe trabalhadora. No período da tarde, o grupo de trabalho se reuniu com representantes de associações ligadas à educação, arte e cultura. Neste grupo focal, a vocação do território para a música e para o teatro foi evidenciada.
A última reunião setorial, realizada na Câmara Municipal dos Vereadores, ocorreu na quinta-feira, 13 de fevereiro. Além de vereadores de São José do Rio Preto, parlamentares de cidades da região, representantes de movimentos sociais, professores universitários e entidades de classe participaram da discussão. O entusiasmo com a chegada da UFSCar foi amplamente salientado e muitos cursos demandados já haviam sido mapeados durante os encontros anteriores. Ao encerrar a reunião, o vereador João Paulo Rillo, presidente da frente parlamentar pela implementação da universidade federal em Rio Preto destacou a importância deste processo de escuta.
"Só a presença da UFSCar aqui no município, em parceria com o Instituto Federal, desenvolvendo esse método de escuta profunda e sincera da comunidade já é algo fantástico e diferenciado. Não vou fazer nenhuma indicação ou pedido de curso, mas ressalto que independente dos cursos, que tenho certeza que a UFSCar selecionará de forma justa, equilibrada e técnica, o mais importante é o método. De que vale tecnologia, ciência e informação voltada para o lucro e não para as pessoas?" argumentou Rillo.
As percepções, sugestões e vocações levantadas durante a realização dos grupos focais em São José do Rio Preto foram sintetizadas e serão apresentadas aos Centros Acadêmicos nos próximos dias. As datas e locais dos encontros foram definidos por cada um dos centros. Confira abaixo o cronograma completo.
Reuniões com a comunidade acadêmica
Campus São Carlos
18/2 às 14h30 - Encontro com o Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
19/2 às 14h30 - Encontro com o Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
25/2 às 8h30 - Encontro com o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus Sorocaba
20/2 às 14h - Encontro com o Centro de Ciências e Tecnologias para Sustentabilidade (CCTS), Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) e Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT)
Campus Araras
21/2 às 10h - Encontro com o Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Campus Lagoa do Sino
24/2 às 14h30 - Encontro com o Centro de Ciências da Natureza (CCN)
Entidades Representativas
25/2 às 14h30 - Encontro com entidades representativas de discentes da graduação e da pós-graduação
26/2 às 9h - Encontro com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFSCar (SINTUFSCar)
26/2 às 14h30 - Encontro com a Associação dos Docentes em Instituições Federais de Ensino Superior dos Municípios de São Carlos, Araras, Sorocaba e Buri (ADUFSCar)
Motoristas serão abordados para receber orientações sobre
direção segura e a importância do descanso antes de viajar
SÃO CARLOS/SP - A base da Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo (PMRv), em São Carlos (SP), receberá, na madrugada desta quarta-feira (19/02), da meia-noite às 2 horas, a atividade “Acorda, Caminhoneiro”. A ação é promovida pela concessionária EcoNoroeste em parceria com o órgão de segurança pública. A base da corporação está localizada na Rodovia Washington Luís, quilômetro 233, pista sul, sentido interior-capital.
Durante a ação, os caminhoneiros são abordados para receber orientações sobre direção segura e a importância do descanso antes de iniciar uma viagem. A campanha possibilita que os condutores façam uma pausa em sua viagem, muitas vezes longa e cansativa, tomem um café e sigam mais atentos e despertos. Haverá a distribuição de panfletos educativos e kit lanche. Em 2024, foram realizadas mais de 20 ações direcionadas como essa, que impactaram cerca de 700 caminhoneiros.
Algumas das principais orientações para os caminhoneiros são: a importância de realizar a manutenção preventiva do veículo no prazo estipulado pelo fabricante, não transportar cargas acima do peso permitido, evitar o uso do celular ao volante, respeitar os limites de velocidade, sempre usar o cinto de segurança e cuidar da própria saúde e bem-estar.
SÃO CARLOS/SP - Na segunda-feira (17), agentes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana realizaram fiscalização nos ônibus do transporte coletivo municipal. A ação ocorreu na garagem da empresa Rigras e tem como objetivo garantir a segurança dos passageiros e a qualidade do serviço prestado pela empresa concessionária.
Durante a operação, foram verificadas condições dos veículos, documentação e acessibilidade. Além disso, os agentes conferiram o estado de conservação dos coletivos, incluindo itens obrigatórios e a higiene interna.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, a operação é fundamental para coibir irregularidades e assegurar um transporte público mais eficiente. “O objetivo do prefeito Netto Donato é garantir que os usuários tenham um transporte seguro e digno. Vamos continuar realizando ações como essa regularmente", afirmou.
O secretário disse, ainda, que fez um cronograma para realizar as fiscalizações e que elas estão previstas em contrato. “Vamos fiscalizar até 4 veículos por dia para não causar transtorno no serviço ofertado. A vistoria está sendo realizada pelos agentes de trânsito e pelo nosso diretor de Transporte, Thyago Genari da Silva. Eles fazem um checklist e verificam tudo como ar-condicionado, bancos, barra de direção, botões, rampa de acessibilidade, pneus, caixa, farol, lanternas e freio.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana informou, também, que a fiscalização será realizada em todos os veículos da frota. A previsão é que termine na primeira semana de abril. “Sempre visando assegurar que a empresa cumpra com suas obrigações e ofereça um serviço de qualidade para a população”, finaliza Michael Yabuki.
A empresa Rigras, pelo contrato assinado em novembro de 2022, possui 91 veículos, sendo 81 veículos tipo ônibus básico e 3 veículos tipo miniônibus (adaptados) para o atendimento porta a porta. A frota ainda é formada por 7 veículos reserva, sendo 7 veículos tipo ônibus básico .
Encontro reforça compromisso conjunto para aprimorar os serviços de saúde em São Carlos
SÃO CARLOS/SP - Na segunda-feira (17), o provedor da Santa Casa de São Carlos, Antônio Valério Morillas Júnior e o diretor Administrativo e Financeiro, Danilo Carvalho Oliveira, estiveram na Câmara Municipal para uma visita institucional. Os representantes foram recebidos pelo presidente da Casa, Lucão Fernandes.
Durante a reunião, foram debatidos temas como inovação, fortalecimento de parcerias e projetos que beneficiem a população. O encontro reafirmou o compromisso da Câmara Municipal em apoiar iniciativas que consolidem São Carlos como um Polo de Saúde, promovendo melhorias contínuas no atendimento hospitalar. “Nosso objetivo é aprimorar cada vez mais a estrutura e os serviços oferecidos a São Carlos e região. Com o apoio da Câmara Municipal e dos vereadores, estamos avançando para transformar a cidade em um verdadeiro Polo de Saúde, garantindo mais qualidade e inovação no atendimento hospitalar”, afirmou Morillas Júnior.
Lucão Fernandes destacou a importância da parceria entre a Câmara e o hospital, reafirmando que o Legislativo está de portas abertas para contribuir com o fortalecimento da saúde no município. “Temos excelentes profissionais no hospital e queremos ajudar a manter esse alto nível de atendimento. Nosso objetivo é sempre trabalhar em benefício da população”, afirmou o presidente.
Objetivo é qualificar e aprimorar a gestão hospitalar
SÃO CARLOS/SP - Na segunda-feira (17), a Santa Casa de São Carlos promoveu o 5º Encontro para Capacitação de Gestores, com o objetivo de qualificar e aprimorar a gestão hospitalar. O evento contou com a palestra do engenheiro civil Rodrigo Dantas, que abordou temas relevantes para a melhoria da infraestrutura e da eficiência dos serviços de saúde.
Estiveram presentes a diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti, gestores da Santa Casa e representantes da Secretaria Municipal da Saúde. A capacitação faz parte de uma série de iniciativas promovidas pela instituição para otimizar a administração hospitalar e fortalecer o atendimento à população.
A Dra. Carolina Zenatti ressaltou a importância do encontro para a troca de experiências e a atualização profissional. “A capacitação dos gestores reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado. A Santa Casa segue comprometida em buscar aprimoramentos constantes para melhor atender nossos pacientes”, afirmou.
O provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Junior, destacou a importância da parceria entre a instituição e a Prefeitura de São Carlos. “Para este encontro, convidamos os gestores da Secretaria Municipal da Saúde. Com mais essa parceria entre a Santa Casa e a Prefeitura de São Carlos, seguimos na nossa missão de cuidar e ensinar, capacitando agora também essas equipes”, disse.
GOIÂNIA/GO - A Trilha Caminho dos Veadeiros, no estado de Goiás, foi reconhecida nesta segunda-feira (17) como integrante da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas). O percurso, com 483 quilômetros (km) para caminhada e duas rotas para cicloturismo, atravessa sete municípios do estado pelos cenários da Serra Geral do Paranã.
Segundo Samuel Schwaida, analista do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e voluntário do projeto Caminho dos Veadeiros, a conquista é resultado de oito anos de trabalho fortemente apoiado no voluntariado para que a trilha pudesse ser acessada de forma democrática por ciclistas e caminhantes. “A rota de caminhada ainda está em implementação e tem alguns trechos liberados. As duas rotas de bicicleta foram sinalizadas, e já é possível consultar todos os pontos de apoio mapeados e de articulação em todos os municípios. Então, as rotas de bicicleta já podem ser percorridas”, informou Schwaida.
A portaria, publicada no Diário Oficial da União, reconhece o Caminho dos Veadeiros como um importante corredor que conecta pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro, promovendo conservação e geração de renda a partir do turismo sustentável.
A caminhada inclui as áreas de proteção ambiental (APAs) do Planalto Central e do Pouso Alegre e diversas reservas particulares do patrimônio Natural, além do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
O projeto para estruturar a trilha teve início em 2017, junto com a própria Rede Trilha, uma política pública do MMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Turismo. “Dentro dessa ideia de criar uma rede nacional, foram pensadas algumas grandes trilhas no território nacional, dentre, as quais o Caminho dos Goyazes, um projeto que já estava em concepção, e aí foi feita uma conversa com o governo estadual na época para trazer esse Caminho dos Goyazes para dentro da ideia da Rede Nacional de Trilhas”, lembrou Schwaida.
A partir daí, voluntários se organizaram em um grupo de trabalho que deu início à concepção do circuito. “Fizemos alguns estudos de mapa, usando imagens de satélite, dados de uso e cobertura do solo. E aí começamos a montar o quebra-cabeça, fomos descobrindo onde é que já tinha trilha, onde não tinha. A única orientação que a gente tinha era de passar pelo Parque Municipal do Itiquira, em Formosa, e na região da Catarata dos Couros, que hoje é o Parque Estadual Águas do Paraíso, que foi criado nesse meio tempo. E que chegaríamos a São Jorge”, detalhou o analista.
No final de 2018, foram definido os nome e o percurso, começando na cidade de Formosa, a 80 quilômetros de Brasília, e passando pelos municípios de Planaltina, Água Fria de Goiás, São João d'Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante. Todo o caminho está dentro do bioma Cerrado, e os quatro últimos municípios são parte da Chapada dos Veadeiros.
A trilha começou a ser sinalizada por pegadas amarelas, uma marca desenvolvida pela equipe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para marcar a trilha de longo curso dentro da unidade de conservação. O trecho já pode ser percorrido por trilheiros.
De acordo com Schwaida, o mapeamento de infraestrutura de apoio e sinalização do percurso foi impulsionado, em 2022, pelos projetos Global Environment Facility (GEF) para Áreas Privadas e para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção, GEF Áreas Privadas e GEF Pró-Espécies, instrumentos de conservação e redução de ameaças às espécies consideradas de criticamente em perigo (CR).
Em 2023, os principais atores da sociedade civil envolvidos na implementação do circuito se organizaram na Associação Caminho dos Veadeiros (ACV), instituição responsável pelo diálogo com os órgãos públicos e comunidades, gestão e divulgação das informações relativas ao caminho e pelo manejo da trilha.
Todo o percurso, trechos para caminhada, mapa e pontos de apoio estão disponíveis nas redes sociais da associação, que traz também recomendações sobre quilometragem diária, atrativos encontrados e orientações sobre alimentação e pernoite.
“A gente tem esse cuidado de orientar também os usuários com relação ao mínimo impacto, ao respeito com o meio ambiente e ao cuidado nas pequenas propriedades. Então, a própria trilha foi planejada para evitar alguns problemas e como uma forma de gerar renda para as pessoas que vivem ali, e também de gerar um manejo adequado, por exemplo dos resíduos, sem causar impacto ambiental”, concluiu Schwaida.
BRASÍLIA/DF - Falta uma semana para terminar o período de inscrições do Bolsa Atleta 2025. Interessados em participar do programa, destinado a atletas de alto desempenho com bons resultados em competições oficiais, devem acessar o Sistema Bolsa-Atleta, apresentar a documentação necessária e preencher o formulário online.
A expectativa é que a lista com os contemplados para o programa seja publicada entre os dias 22 e 24 abril. Detalhes sobre funcionamento estão descritos no edital do programa, publicado no final de janeiro.
“Além de estabelecer critérios e procedimentos para concessão do benefício, suspensão e cancelamento de bolsas, o edital lista formas e prazos para a inscrição dos interessados na obtenção e prestação de contas dos recursos financeiros recebidos e dos resultados esportivos propostos e alcançados pelos atletas”, informou o Ministério do Esporte.
O programa é voltado a atletas de alto desempenho que obtiveram bons resultados em competições nacionais e internacionais nas modalidades previstas no edital, durante as competições realizadas em 2024.
O ministério destaca que o auxílio benefício pode ser estendido também a atletas gestantes e puérperas; atletas surdos e guias; e auxiliares do esporte paralímpico.
De acordo com o edital, as categorias são de base, estudantil, nacional, internacional e olímpica – o que inclui paralímpica e surdolímpica (olimpíadas para surdos).
Segundo o ministério, o programa visa garantir condições mínimas para que os atletas se dediquem - “com exclusividade e tranquilidade” - ao treinamento e a competições locais, sul-americanas, panamericanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.
AGÊNCIA BRASIL
SÃO PAULO/SP - O Ministério da Saúde recomenda que todas as gestantes do país façam suplementação de cálcio para prevenir a pré-eclâmpsia e a eclâmpsia, problemas causados pela hipertensão que são a maior causa de nascimentos prematuros e de morte materna e fetal. A nova estratégia será adotada no pré-natal do Sistema Único de Saúde (SUS).
O novo protocolo busca reduzir a morbimortalidade materna e infantil, especialmente entre a população negra e indígena. Em 2023, quase 70% das mortes causadas por hipertensão foram entre mulheres pretas e pardas. O cálcio ajuda a regular o metabolismo, mantendo a pressão arterial em níveis normais.
As gestantes devem tomar dois comprimidos de carbonato de cálcio 1.250 mg por dia a partir da 12ª semana de gestação até o parto. Essa dose garante a ingestão de 1.000 mg de cálcio elementar por dia, o que é a quantidade mínima necessária para reduzir o risco de complicações.
O medicamento já faz parte da farmácia básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e é oferecido pelas unidades de saúde, mas caberá aos municípios, ao Distrito Federal e aos estados adquirir os comprimidos na quantidade necessária para atender a todas as gestantes.
Desde 2011, a Organização Mundial da Saúde recomenda a suplementação de cálcio para gestantes com baixo consumo do micronutriente e mulheres com alto risco para pré-eclâmpsia. A orientação já era seguida pelo Ministério da Saúde, mas a prescrição era feita apenas para gestantes com risco detectado.
De acordo com a nota técnica do ministério, a mudança para a prescrição universal se baseia em pesquisas oficiais que mostram que tanto as adolescentes quanto as mulheres adultas no Brasil consomem menos da metade da quantidade recomendada de cálcio por dia.
As gestantes também devem manter a suplementação de ácido fólico e ferro, que é prescrita de forma universal desde 2005. Por isso, precisam ficar atentas aos horários de ingestão, já que o cálcio e o ferro devem ser tomados em ocasiões diferentes, para não prejudicar sua absorção.
As complicações causadas pela hipertensão na gravidez ganharam notoriedade recentemente após o episódio o com a cantora Lexa. Sua filha recém-nascida, Sofia, morreu três dias após o parto prematuro, causado por pré-eclâmpsia com síndrome de Hellp.
Algumas situações aumentam o risco de desenvolver a condição: primeira gestação; gravidez antes dos 18 e depois dos 40 anos; pressão alta crônica; diabetes; lúpus; obesidade; gestação de gêmeos e histórico familiar.
Nesses casos - ou quando a alteração na pressão é detectada no início da gestação -, a gestante precisa de acompanhamento especial e pode receber a prescrição para tomar o medicamento AAS [ácido acetilsalicílico] em conjunto com o cálcio.
AGÊNCIA BRASIL
PIRAPOZINHO/SP - Um caminhoneiro, de 37 anos, foi preso em flagrante com quase meia tonelada de maconha na rodovia Assis Chateaubriand, em Pirapozinho, no interior de São Paulo, na noite de sexta-feira (14). As drogas estavam escondidas em meio a uma carga de milho.
Equipes da 6ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) descobriram que um caminhão, que passaria pela rodovia Castello Branco, estaria transportando grande quantidade de drogas. Com as informações da placa e características do veículo, os policiais identificaram a movimentação do caminhão pelo estado.
Os agentes conseguiram alcançar o automóvel na cidade de Pirapozinho, em direção à capital paulista. Quando o motorista desembarcou do caminhão em um posto de gasolina, as equipes o abordaram.
Inicialmente, ele apresentou as notas fiscais da carga de milho, mas ficou nervoso ao ser questionado se havia produtos ilícitos no caminhão.
Diante das suspeitas, os investigadores vistoriaram o veículo e conseguiram encontrar as drogas dentro de embalagens de farinha de trigo. Foram apreendidos 620 tijolos de maconha, que totalizaram mais de 496,8 quilos.
Foi apurado que o homem carregou o caminhão com as drogas em Foz do Iguaçu, no Paraná, para entregar em São Paulo e em Goiânia.
O caminhoneiro foi encaminhado à 6ª Dise, do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). A autoridade policial solicitou a conversão da prisão em flagrante para preventiva junto à Justiça e as investigações prosseguem para identificar outros envolvidos no esquema.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.