SÃO CARLOS/SP - A cidade de São Pedro (SP) acolhe entre os dias 21 e 24 deste mês a “7ª Conferência Internacional de Óptica e Fotônica (IOPC), evento que reunirá pesquisadores, estudantes, representantes da indústria e autoridades para debater os avanços mais recentes dessa área estratégica na ciência e indústria. Realizado no Hotel Colina Verde, o encontro integra diferentes iniciativas, como o “5º Encontro de Pesquisadores em Fotônica dos BRICS”, a “Escola de Bioespectroscopia” e o “Workshop de Indústria e Empreendedorismo”.
Promovida pela Sociedade Brasileira de Óptica e Fotônica (SBFoton), em estreita parceria com a Embrapa Instrumentação, este encontro tem o intuito de fortalecer a conexão entre ciência, inovação e aplicações tecnológicas, sendo que a programação inclui sessões técnicas, minicursos, mesas-redondas sobre inovação, concursos estudantis e uma feira de empresas do setor.
O objetivo principal deste evento é apresentar as últimas descobertas em Agrofotônica, Biofotônica, Fotônica Integrada e Optoeletrônica, Lasers, Comunicação Óptica, Óptica e Instrumentação, Tecnologias Quânticas Ópticas, Sensores, Imagens e Iluminação.
A fotônica, bastante estudada e difundida ao longo dos anos no IFSC/USP, através de inúmeras pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos em saúde e agricultura, tem como destaques, na medicina, o uso de lasers na odontologia, o diagnóstico precoce de tumores por espectroscopia e terapias inovadoras contra o câncer, e na agricultura as tecnologias baseadas em laser e inteligência artificial.
A palestra de abertura deste evento será proferida pelo pesquisador e docente do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, subordinada ao tema “Da pesquisa básica com átomos e moléculas às aplicações da luz nas ciências da vida”, uma apresentação que incidirá sobre a trajetória do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), sediado no IFSC/USP e cujo foco é a interação da luz com a matéria, em diversos aspectos.
Membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Ciências dos EUA e da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, dentre outras, o pesquisador salienta que a compreensão dos fundamentos cria as condições para que no CEPOF se possam realizar as mais diversas aplicações. Como resumo de sua apresentação, o Prof. Vanderlei Bagnato pontua que ao investigar átomos frios o CEPOF tem construído uma base sólida de instrumentação e óptica de precisão, que possibilitou a construção do primeiro relógio atômico brasileiro e, além disso, a investigação de sistemas quânticos de muitos corpos, como os condensados de Bose-Einstein.
Com o conhecimento acumulado sobre colisões entre átomos excitados e seus efeitos de transferência de energia, será explicitada a forma como o CEPOF iniciou a investigação de reações fotodinâmicas que levaram a aplicações no tratamento do câncer e no controle microbiológico e, mais recentemente, à quebra da resistência bacteriana a antibióticos.
Em sua apresentação, o Prof. Vanderlei Bagnato enfatizará o percurso percorrido por esse Centro de excelência ao longo do tempo, sempre se aproveitando de tudo o que era possível para transformar o conhecimento gerado em aplicações e inovações tecnológicas junto às empresas.
Ao longo desta apresentação, o pesquisador fará um “tour” pelos diversos desenvolvimentos em que o CEPOF está envolvido atualmente, com cerca de 120 pessoas que trabalham nos diversos laboratórios do Centro, bem como uma descrição da formação de mais de 40 empresas e com mais de 60 produtos no mercado, e ainda uma abordagem ao futuro novo centro de excelência criado pela USP.
Confira todas as informações e programação do evento em - https://conference2025.sbfoton.org.br/#speakers
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o Centro Municipal de Especialidades (CEME) volta a funcionar no prédio da Rua Amadeu Amaral, 555, na Vila Isabel, a partir da próxima terça-feira, 9 de setembro. O local passou por uma ampla reforma e ampliação, que recebeu investimentos de mais de R$ 1,5 milhão, viabilizados por emendas parlamentares do deputado federal Maurício Neves e da vereadora Cidinha do Oncológico.
A unidade especializada oferece atendimentos em mais de 20 especialidades médicas, com um total de 36 profissionais, além de realizar mensalmente cerca de 6 mil consultas e 1.740 exames, entre eletrocardiogramas, ultrassonografias, raio-x e videolaringoscopias, além de pequenas cirurgias. O serviço atende tanto pacientes de São Carlos quanto de cidades vizinhas da Região Coração — Porto Ferreira, Descalvado, Ribeirão Bonito, Dourado e Ibaté.
Entre os serviços de destaque, estão o Ambulatório de Feridas Crônicas e Ostomias, voltado a pacientes com feridas complexas e ostomizados, e o Programa de Atendimento às Vítimas de Violência e Abuso Sexual (PAVAS), que garante assistência especializada e interdisciplinar.
Reforma estrutural completa - A obra contemplou a substituição do telhado com instalação de telhas isotérmicas e forro acartonado, eliminando infiltrações; reforma dos banheiros de pacientes e servidores; adequações das salas cirúrgicas conforme normas da Vigilância Sanitária; modernização das redes hidráulica, elétrica e lógica; construção de novas áreas de acesso para ambulâncias e muro de arrimo para contenção estrutural. Também foram criadas salas específicas para o funcionamento do Ambulatório de Feridas Crônicas e do PAVAS.
Para Thiago Campione, diretor de Gestão da Atenção Especializada da SMS, é uma entrega muito importante para a saúde pública de São Carlos. “O CEME passa a ter uma estrutura moderna, adequada e preparada para atender com qualidade”.
“Essa entrega representa um avanço fundamental para a rede de atenção especializada do nosso município. O CEME é a porta de entrada para milhares de pacientes que necessitam de consultas, exames e procedimentos de média complexidade, e agora passa a contar com uma estrutura totalmente reformada e adequada para atender essa demanda com eficiência e humanização. O CEME volta a funcionar como um equipamento de referência regional, fortalecendo a capacidade do SUS em São Carlos e nos municípios vizinhos”, destacou o secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha.
O prefeito Netto Donato reforçou que o investimento faz parte da política de valorização do sistema público de saúde: “Estamos recuperando e modernizando os nossos equipamentos de saúde.
O CEME é referência regional, e agora volta a funcionar em um prédio totalmente revitalizado, que vai dar mais conforto e segurança para a população e melhores condições de trabalho para os servidores”.
Com a entrega, os atendimentos realizados provisoriamente na UBS do Azulville voltam a ser concentrados no prédio da Vila Isabel, facilitando o acesso e a organização da rede de saúde especializada.
Os agendamentos para o CEME são referenciados, ou seja, são feitos diretamente nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família.
O horário de atendimento no Centro Municipal de Especialidades (CEME) é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
SÃO CARLOS/SP - Nesta última quarta-feira (04), o vereador Lineu Navarro visitou a ARES-PCJ (Agência Reguladora de Saneamento das Bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí), situada em Americana, que regula e fiscaliza os serviços públicos de saneamento do SAAE. Na ocasião, o parlamentar protocolou documento solicitando que a Agência faça uma análise e revise os valores reajustados dos serviços para os contribuintes de São Carlos.
Lineu denunciou nesta semana os novos preços públicos dos serviços do SAAE que foram publicados no Diário Oficial, por meio de uma Resolução da ARES-PCJ, que são abusivos. A somatória das tarifas de água e esgoto foi reajustada em 10%, valor que está em concordância com a inflação do período de abril de 2023 (último reajuste) até agora.
O problema é com o Anexo 2 da Resolução, que traz o reajuste dos valores dos serviços individualizados realizados pelo SAAE muito acima da inflação, numa afronta ao Código de Defesa do Consumidor. “Como exemplos, o serviço de ligação/religação de água e esgoto na rua, que antes custava R$ 1.081,97, passou para R$ 1.780,67, alta de 64%; a aferição de hidrômetro passa de R$ 134,39 para R$ 226,67, alta de 68%; o Transporte de água potável (15 m³) passou de R$ 610,45 para R$ 901,98, aumento de 47%. Isso é uma afronta aos munícipes, pois a inflação do período foi de 10,2%”, denunciou o vereador na sessão legislativa desta semana.
Além de solicitar uma nova avaliação da Agência Reguladora, Lineu também protocolou requerimento junto ao SAAE, solicitando explicações sobre o aumento. “É impossível concordar com aumento tão abusivo”, finalizou o parlamentar.
SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos promoveu nesta última quarta-feira (03) um evento especial que marcou o encerramento das atividades do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação, e a abertura oficial do Mês da Segurança do Paciente, que neste ano tem como tema “Segurança no cuidado com o recém-nascido”.
Durante o mês de agosto, diversas atividades foram desenvolvidas na Santa Casa para promover a amamentação, incluindo palestras, rodas de conversa, orientações para gestantes e ações de humanização junto às mães e recém-nascidos, reforçando a importância do cuidado integral desde os primeiros dias de vida.
A cerimônia reuniu gestores, colaboradores e autoridades municipais, entre elas: a diretora da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Mello; a diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), Viviane Cavalcante; a diretora do Fundo Social de Solidariedade, Eucimara Jorge; o Diretor Técnico da Santa Casa, Dr. Roberto Muniz Junior; e a Diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti, além de representantes da Prefeitura de São Carlos.
Na abertura, a Dra. Carolina Toniolo Zenatti, representando o provedor Antonio Valerio Morillas Junior, destacou a importância do momento para a instituição. “Hoje celebramos duas causas fundamentais que se complementam: a amamentação, como base para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos, e a segurança do paciente, como fundamento de um atendimento responsável e humanizado. Essa união reforça a missão da Santa Casa de oferecer cuidado integral, que vai muito além do tratamento clínico, englobando acolhimento e proteção desde os primeiros dias de vida”, afirmou.
A programação contou com a palestra da pediatra Dra. Renata Castro, que compartilhou orientações e boas práticas sobre a segurança no cuidado com o recém-nascido, tema central da campanha deste ano.
Ao final, a palestrante foi homenageada pelas voluntárias da Santa Casa. Mariangela Pucci, representando a coordenadora do grupo de voluntárias da maternidade Dona Francisca Cintra Silva, Nilce Morillas, entregou flores à Dra. Renata como forma de agradecimento pela valiosa contribuição.
O provedor da Santa Casa, Antonio Valerio Morillas Junior, parabenizou todos os envolvidos e ressaltou a importância da integração entre os temas abordados. “A Santa Casa reafirma diariamente seu compromisso com a excelência no cuidado materno e neonatal. Unir o encerramento do Agosto Dourado com a abertura do Mês da Segurança do Paciente mostra que nossa instituição está atenta a cada detalhe que envolve o nascimento e os primeiros cuidados com o bebê, sempre priorizando a humanização e a segurança. Esse trabalho só é possível graças à dedicação de nossos profissionais e ao apoio de nossos parceiros”, destacou.
SÃO CARLOS/SP - Na última quinta-feira (4), policiais militares de São Carlos (SP) prenderam um suspeito por tráfico de drogas no bairro Jardim Hikare durante patrulhamento de rotina. Em abordagem na via pública, os agentes localizaram entorpecentes com o indivíduo.
Ao ser interrogado, o homem admitiu envolvimento com o comércio ilícito de drogas e indicou onde guardava o restante do material. Ele foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de São Carlos, onde a prisão foi formalizada, e agora aguarda decisão judicial.
SÃO CARLOS/SP - Na sexta-feira (5), por volta das 11h03, a Equipe Canil da Guarda Municipal de São Carlos (SP) realizou a apreensão de drogas na Rua Neusa Aparecida Marques de Meo, no bairro Jockey Clube, durante patrulhamento na praça da Tecumseh. Dois indivíduos foram avistados, mas fugiram ao perceberem a aproximação da viatura, impossibilitando a abordagem.
Com base em indícios de atividade suspeita, a cadela farejadora Índia foi utilizada e encontrou uma sacola escondida em uma área de mata. O material continha uma pedra bruta de substância análoga ao crack, 91 eppendorfs com material semelhante à cocaína e 49 invólucros de substância similar à maconha. Os entorpecentes foram recolhidos e apresentados na Central de Polícia Judiciária (CPJ) para as medidas cabíveis.
SÃO CARLOS/SP - No próximo dia 10 de outubro, São Carlos (SP) será palco de mais uma edição do Conexão Contábil Paulista, iniciativa do Sescon-SP que promove atualização profissional e networking entre contadores e empreendedores. O evento, realizado no Anfiteatro do Paço Municipal, na Rua Episcopal, 1575, a partir das 9h, conta com o apoio da Afresp, do CRCSP e da ACOSC.
A programação destacará os impactos da Reforma Tributária, explorando as mudanças e o papel central dos contadores nesse processo que afeta empresas, governos e a sociedade. Outro ponto alto será o lançamento do Facilita Jucesp, com a participação do presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Márcio Massao Shimomoto.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://servicos.sescon.org.br/lp-conexao-paulista-10102025.
SÃO CARLOS/SP - O Instituto de Informação para Inovação (I2I), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, lançou o programa I2SP de Impacto, voltado à pré-aceleração de negócios inovadores e startups com potencial de transformação social, econômica e ambiental. As inscrições estão abertas até o dia 8 de setembro e podem ser feitas pelo site www.i2sp.online, por meio de um formulário simples e acessível.
Segundo Rogério Ramalho, presidente do I2I, o programa é aberto a qualquer pessoa que deseje transformar uma ideia em negócio. “Estamos iniciando agora a divulgação do programa I2SP de Impacto. É um programa de pré-aceleração voltado para negócios de impacto e startups de um modo geral”, afirma. Ele destaca que o projeto oferece mentorias gratuitas ao longo de três meses, com especialistas de diversas regiões do Brasil e também do exterior. “Qualquer pessoa que tem um projeto, que tem uma ideia e que quer transformar em um negócio pode se inscrever”, reforça.
O público alvo inclui tanto empreendedores que já possuem negócios e buscam escalar suas operações quanto pessoas que estão na fase inicial de ideação. “Estamos buscando também universitários que estão começando com a ideia de criar uma empresa”, explica Rogério.
Ele ressalta que o programa não se limita a empresas da área tecnológica. “Não é só empresas da área de tecnologia. Até por isso a gente renomeou nessa edição de I2SP de Impacto. A ideia é qualquer tipo de negócio que tenha essa vertente de empreendedorismo e inovação no seu DNA”.
Com uma proposta inclusiva e voltada para o fortalecimento do ecossistema empreendedor, o I2SP de Impacto se apresenta como uma oportunidade concreta para quem deseja transformar ideias em negócios com propósito, oferecendo suporte técnico, estratégico e humano para que esses projetos ganhem força e relevância no mercado.
“Acreditamos que cidades inteligentes se constroem com pessoas inovadoras e comprometidas com a transformação. Por isso, apoiar o I2SP de Impacto é investir no futuro da nossa cidade, promovendo inclusão, desenvolvimento sustentável e oportunidades reais para quem quer empreender com propósito”, afirma Paula Knoff, secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
SÃO CARLOS/SP - A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Herica Ricci Donato, visitou nesta terça-feira (2/9) a Biblioteca Pública Amadeu Amaral, no Centro, para conhecer de perto a rotina do servidor público José Gasparini, de 94 anos, que há décadas se dedica ao reparo e conservação de livros.
Gasparini é uma figura histórica do município e segue em atividade por decisão judicial que lhe permitiu continuar o ofício mesmo após a aposentadoria. Todos os dias, ele restaura exemplares do acervo das bibliotecas públicas, limpando, lixando capas e recuperando páginas, garantindo que o conhecimento siga acessível às novas gerações.
“Só tenho dois companheiros, o livro e a minha cachorra Pitbull. Todos os dias levanto, tomo meu café, cuido dela e venho para a biblioteca, porque sei que os livros me esperam”, contou o servidor.
“Estar aqui hoje e conhecer o senhor José Gasparini é uma inspiração. Sua dedicação mostra que o amor pelos livros e pela cultura não tem idade. Ele é um exemplo vivo de que o conhecimento é um patrimônio que deve ser preservado e compartilhado. As bibliotecas são espaços fundamentais para a formação de uma sociedade mais justa, crítica e humana, e pessoas como o senhor Gasparini nos lembram da importância de cuidar não apenas dos livros, mas também da memória da nossa cidade”, afirmou a primeira-dama e presidente do FSS, Herica Ricci Donato.
São Carlos conta atualmente com 11 bibliotecas públicas, integradas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas do Município (SIBISC). A mais antiga é a Biblioteca Municipal Amadeu Amaral, criada entre 1938 e 1939 e oficializada por lei em 1973, que hoje reúne o maior acervo de livros da cidade.
Confira os endereços das bibliotecas municipais:
- Amadeu Amaral – Rua São Joaquim, 753 – Centro;
- Euclides da Cunha – Rua Antônio de Almeida Leite, 535 - Vila Prado;
- Ana Cristina Biscegli Rossito – Rua Bela Cintra, 77 - Distrito de Água Vermelha;
- Ana Celina da Silva Escobal – Rua Rio Paranapanema, s/nº - Jockey Clube;
- Gerson Edson Toledo Piza – Av. Bruno Ruggiero Filho, 1.155 - Santa Felícia;
- Isabel Cristina Apolinário Hyppolito – Rua João Manoel de Campos Penteado, s/nº - Boa Vista II;
- José Benedito Sacomano – Rua Teotônio Vilela, 501 - Jardim Tangará;
- Maria Thereza Nonato Petrilli – Rua José Freitas de Souza, 655 –Cidade Aracy II;
- Miriam Zambel – Rua João Pedrino, 130 - Residencial Romeu Santini;
- Sônia Maria Sawaya Botelho Bracher – Av. Regit Arab, s/nº - Cidade Aracy;
- Vera Regina Casari Boccato – Rua Paraná, 700 - Jardim Pacaembu.
Para mais informações acesse o site https://www.educacaosaocarlos.net.br/nossas-bibliotecas-2/.
SÃO CARLOS/SP - O Sebrae for Startups abriu inscrições na região de São Carlos para a nova edição do Speed Agro, programa de aceleração gratuito que vai apoiar Agtechs (startups que desenvolvem e aplicam tecnologias inovadoras ao agronegócio) na estruturação de produtos, modelos de negócio e estratégias de vendas, além de ampliar a presença dessas empresas em mercados estratégicos. O programa ocorrerá de outubro de 2025 a maio de 2026. Os interessados podem se inscrever até dia 14 de setembro, neste link.
Serão selecionadas até 30 startups de todo o Estado de São Paulo que terão acesso a mentorias especializadas, workshops, visitas técnicas, rodadas de negócios e feiras do setor, oportunidades que abrem portas para novas parcerias e expansão comercial. Podem se inscrever Agtechs com CNPJ no Estado, modelo de negócio validado, faturamento médio de R$ 5 mil nos últimos seis meses e pelo menos um sócio atuando em tempo integral.
Benefícios do programa
O Speed Agro é um programa do Sebrae for Startups, iniciativa do Sebrae-SP de apoio a startups e ambientes de inovação. São oferecidos vários benefícios para os participantes, tais como meetups em cinco cidades estratégicas do corredor do agronegócio e conexão com mais de 60 parceiros.
As startups ainda contam com exposição gratuita em feiras como Agrishow, Expocitrus, GAFF, Hortitec e Expopinda, além de preparação para captação de investimentos. Outro diferencial é a possibilidade de realizar testes em campo por meio do Farmlab da Agnest, em Campinas, e o acesso à rede de mentores e a 150 Agentes Locais de Inovação (ALI Rural).
As empresas participantes da edição anterior registraram 20% de aumento no faturamento, 17% de crescimento na base de clientes, 9% de evolução em maturidade de negócios e mais de R$ 10 milhões em negócios gerados durante feiras.
Uma das visitas técnicas da edição foi realizada em São Carlos, quando os empreendedores conheceram a Embrapa, o ParqTec, o Onovolab e fazendas da cidade. A iniciativa promoveu a aproximação entre startups do setor agro e o ecossistema de inovação, ampliando oportunidades de conexão e parcerias estratégicas.
“O Speed Agro conecta startups a quem realmente pode abrir portas. No último encontro em São Carlos, vimos negócios e parcerias surgirem com produtores rurais, universidades, unidades Embrapii, ambientes de inovação e investidores. As duas unidades locais Embrapa – Instrumentação e Pecuária Sudeste – foram procuradas por startups que desejavam avançar em pesquisas e no desenvolvimento de tecnologias, evidenciando o papel estratégico do programa para fortalecer o agronegócio a partir da nossa região”, destacou Ícaro Spaziani Tiberti, gestor de inovação do Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos.
Segundo ele, o programa atua nas principais dores das Agtechs, que geralmente estão ligadas à estratégia comercial. “Muitas possuem tecnologias altamente inovadoras, mas encontram dificuldades em acessar novos mercados ou estruturar canais de venda escaláveis. O programa vem justamente para eliminar esses gargalos, oferecendo ferramentas práticas e mentorias especializadas para que as startups consigam transformar inovação em crescimento sustentável e geração de negócios”, afirmou.
A edição 2025/2026 do Speed Agro traz novamente a oportunidade para Agtechs se conectarem ao ecossistema do agro paulista e alavancarem seus negócios.
Serviço
Speed Agro
Período: outubro de 2025 a maio de 2026
Inscrições até: 14 de setembro de 2025
Mais informações e inscrições: SPEED AGRO | SEBRAE FOR STARTUPS
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.