SÃO PAULO/SP - A pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de pacientes, de seus familiares e dos colaboradores de todo mundo, inclusive os que atuam nos hospitais de transição e retaguarda, devido ao distanciamento e isolamento social necessários para evitar o contágio e a proliferação da Covid-19.
Reconhecida por promover um cuidado humanizado, a Nobre Saúde está desenvolvendo uma série de ações para oferecer conforto e proporcionar equilíbrio e qualidade de vida aos pacientes, familiares e profissionais de saúde que atuam na instituição, com o objetivo aliviar o sofrimento trazido pelo distanciamento social.
1) Videochamada
Dentre as atividades oferecidas estão as videochamadas realizadas todas as terças e quintas-feiras para os pacientes (com ou sem capacidade verbal). “De certa forma, é um acolhimento para as famílias que agora estão tendo que ficar afastadas de quem amam, justamente para protegê-los de mais um complicador, cuja gravidade poderia ser fatal ao paciente”, comenta o diretor-executivo da Nobre, Eduardo Ferreira Santana.
2) Plantão de dúvida
Buscando mais métodos para proporcionar a aproximação entre os familiares e os pacientes, por conta da situação atual, a instituição criou, em março deste ano, o Plantão de Dúvidas. A ação é feita a partir do envio de mensagem de texto, áudio ou vídeo pelos familiares para um número exclusivo destinado para este serviço, por meio do WhatsApp, solicitando informações referente à saúde e ao bem-estar de cada paciente. Após este contato, um profissional responsável da Nobre responde as questões de cada familiar por meio de ligação telefônica para quem enviou a mensagem. “O objetivo é sanar as dúvidas, trazer segurança e, na medida do possível, diminuir as angústia e preocupações”, explica Santana.
3) Espiritualidade
No intuito de manter a esperança e a união por meio da espiritualidade, diariamente, às 15h, funcionários, pacientes e as famílias, mesmo a distância, são convidados a fazer uma breve oração.
4) Imagem e som
Há a possibilidade do envio de mensagens e fotos pelos familiares para os pacientes por meio de um número de celular exclusivo da Nobre para motivar, incentivar, demonstrar saudade e amor e como estratégia para encurtar distâncias. Essas mensagens são impressas e disponibilizadas para os que estão internados.
5) Investimentos em tecnologia e internet para os pacientes
Também está à disposição televisões com acesso a internet para assistir filmes e séries, ouvir música ou fazer o uso que o paciente ou cuidador achar importante durante o período de estadia.
6) Musicoterapia
A Nobre ainda proporciona a atividade de musicoterapia. Adilson Casimiro, musicoterapeuta, com sua arte faz carinho na alma, acolhe, trata e até cura. “O trabalho de comunicação por meio dos sons, da capacidade de falar e de se expressar a partir da música tem um papel agregador e, no processo de tratamento de um paciente com dificuldade de fala, ela pode ser fundamental. A música estimula o paciente a expressar seus sentimentos, aliviar a tensão e ainda colabora com a coordenação motora e controle da dicção, em alguns casos”, destaca Casimiro.
7) Campanha #JuntosSomosMaisFortes
Preocupada em reconhecer o belo trabalho de seus profissionais, a Nobre Saúde criou a campanha Juntos Somos Mais Fortes, que visa agradecer e reconhecer estes profissionais que atuam na linha de frente da instituição. Nesta campanha, os familiares e pacientes podem retribuir todo carinho e dedicação por meio do envio de cartas de apoio e mensagens de incentivo aos colaboradores. “As demonstrações de carinho têm sido incríveis”, ressalta o diretor-executivo da instituição.
8) Central de Acolhimento ao Trabalhador
Uma das consequências trazidas pela pandemia do novo coronavírus é o desajuste da saúde mental, que inclui o sofrimento emocional, que pode estar relacionado com medo, insegurança, estresse, cansaço, incapacidade e impotência, sentimentos comuns entre os profissionais que atuam na assistência à saúde. “O trabalho da Nobre Saúde é oferecer apoio ao nosso colaborador para que ele não passe por isso sozinho. Vamos juntos superar esse desafio”, garante o diretor de RH da Nobre Saúde, Tiago Nobre.
Por isso, uma das ações da iniciativa é a Central de Acolhimento ao Colaborador. Nela os profissionais são ouvidos pela psicóloga da instituição e podem realizar terapia. O atendimento é individual e virtual, com segurança e sigilo. Para tanto, basta fazer contato pelo número exclusivo destinado ao serviço, enviando uma mensagem, e aguardar o retorno da profissional de psicologia para agendar o atendimento.
9) Apoio financeiro
A instituição também está antecipando para junho o pagamento da primeira parcela do 13º salário que seria paga no fim do ano. A medida é importante, pois muitas famílias estão com dificuldade financeira neste momento. “Na Nobre Saúde, temos como valor cuidar de nossos colaboradores. Faremos todos esforços para que juntos possamos passar por esse desafio”, destaca o diretor de RH.
10) Sala de descanso
Enquanto perdurar a pandemia, a Nobre também reservou uma sala exclusiva para o descanso dos colaboradores, com poltronas e sofás confortáveis. “Estamos entendendo às necessidades percebidas pelos funcionários, de modo a colher informações por meio da escuta atenta sobre o que eles próprios percebem ser importante no dia a dia. Com isso, estamos buscando estar mais próximo dos colaboradores para identificar, acolher e atender, na medida do possível, essas necessidades”, conclui Tiago Nobre
Sobre a Nobre Saúde
Primeira Unidade Médica de Transição e Retaguarda do Grande ABC, a Nobre Saúde é especialista na transição e retaguarda de pacientes que necessitam da continuidade do tratamento hospitalar, porém num ambiente acolhedor e altamente especializado. Após estabilização do quadro clínico realizado no hospital geral, o paciente é encaminhado pelo médico responsável para que, lá, possa receber cuidado humanizado e altamente especializado voltado à média e longa permanência ou reabilitação pós-operatória. O objetivo da Nobre é proporcionar um serviço especializado de internação voltado aos pacientes crônicos e/ou de recuperação prolongada com a promoção do preparo seguro para alta e atendimento domiciliar.