fbpx

Realizar Acesso

Usuário *
Senha *
Lembrar
Coronavírus: prática de mindfulness ajuda no fortalecimento do sistema imunológico Reprodução

Coronavírus: prática de mindfulness ajuda no fortalecimento do sistema imunológico

Escrito por  Jun 05, 2020

Médico e pesquisador especialista em atenção plena afirma que a técnica pode ser uma forte aliada para a melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, aumento das defesas do corpo contra infecções, como a Covid-19.

 

SÃO PAULO/SP - Os efeitos positivos do mindfulness são comprovados cientificamente e reconhecidos como um dos principais mecanismos para melhoria da qualidade de vida do indivíduo. Entre os benefícios, a prática pode agir indiretamente no aumento da imunidade e na diminuição de infecções no organismo.

Uma pesquisa recente realizada pelo médico especialista em atenção plena, Marcelo Demarzo, comprovou que as intervenções baseadas em mindfulness têm reflexo positivo nos efeitos de inflamação sistêmica (corporal) de baixo grau, o que pode ajudar a prevenir quadros de doenças crônicas, e melhorar o sistema imune.

“O estudo foi feito em 10 ensaios com 998 participantes. As intervenções mostraram efeitos pequenos, porém significativos no estado de saúde relacionados aos biomarcadores de inflamação de baixo grau”, explica Demarzo.

De acordo com o especialista, isso acontece porque a atenção plena é uma capacidade intrínseca e modificável da mente humana.

“Mindfulness é um tipo de meditação (treino da atenção plena) que gera uma mudança interior (psicológica). É o momento de treinar a autoconsciência, a compaixão e a aceitação, entre outros sentimentos, para infinitos propósitos. Esse movimento interno na mente, modifica também o nosso corpo e cérebro, o que acaba refletindo no nosso mecanismo de defesa e trazendo resultados positivos”, diz.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, Demarzo orienta que as pessoas comecem a praticar pelo menos uma vez ao dia um exercício básico.

“Ainda não temos resultados de pesquisas específicas para o coronavírus, mas um cuidado a mais é recomendável e dificilmente será negativo. Existem várias técnicas de mindfulness que podem ser aplicadas pelo profissional facilitador, mas também é possível fazer sozinho em casa”, diz.

Prática de mindfulness

A prática de mindfulness pode ser feita por qualquer pessoa em qualquer lugar, em diversos níveis, várias vezes ao dia.

Uma das técnicas para iniciantes tem duração de apenas três minutos. Para conferir, acesse o perfil do Centro Mente Aberta no Spotify (https://open.spotify.com/show/1VKltZrVsy5ACpzm2w3Vux) e escute a meditação guiada por Demarzo.

O que é Mindfulness?

Mindfulness é um dos estados da mente, acessível a qualquer indivíduo, que consiste em um exercício de querer vivenciar o momento presente, intencionalmente, aceitando a experiência.

Em mindfulness, o sentido correto de aceitação é o de se olhar a realidade como ela realmente é, sem julga-la ou reagir a ela no "piloto automático".

Com a prática regular, o processo torna-se mais natural, sendo possível permanecer nesse estado em grande parte do tempo e aumentar a qualidade de vida do indivíduo.

Embora muitos dos termos e técnicas tenham origem nas tradições orientais, o mindfulness hoje em dia é considerado uma prática laica (secular, não-religiosa), com sólida base científica.

Quem é Marcelo Demarzo?

É médico especialista em Mindfulness para adultos e crianças, com treinamentos na Inglaterra (Mindfulness in Schools Project, em Londres; Oxford Mindfulness Centre, na Universidade de Oxford; e Instituto Breathworks, em Manchester), e nos EUA (Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society, na Universidade de Massachusetts).

Fez pós-doutorado em Mindfulness e Promoção da Saúde na Universidade de Zaragoza, na Espanha, e diversos cursos de aprofundamento nas tradições contemplativas e meditativas, incluindo a Psicologia Budista e Tibetana em Dharamsala, na Índia.

Junto com o professor Javier Garcia-Campayo, da Universidade de Zaragoza, desenvolveu a Terapia de Compaixão Baseada em Estilos de Apego (Attachment-Based Compassion Therapy).

É fundador e atual coordenador do Mente Aberta (www.mindfulnessbrasil.com), referência nacional e internacional nos programas e pesquisas sobre Mindfulness.

Referências:

Effects of Mindfulness-Based Interventions on Biomarkers and Low-Grade Inflammation in Patients With Psychiatric Disorders: A Meta-Analytic Review (pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32260096/)

Mindfulness Meditation and the Immune System: A Systematic Review of Randomized Controlled Trials (pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26799456/)

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Entre para postar comentários

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31