SÃO CARLOS/SP - Após recorde de internação em UTIs por pacientes com COVID-19, o Governo do Estado de São Paulo, anunciou em coletiva na segunda-feira (22), que irá endurecer as medidas já existentes de isolamento do Plano SP. O anuncio das medidas que serão tomadas será amanhã, quarta-feira (24), mas elas passam a valer a partir de sexta-feira (26), isso porque apesar do número de internações não terem aumentado significamente, as pessoas que já estavam internadas estão permanecendo por mais tempo, o que vem aumentando o número de ocupação de leitos e chegando a um recorde de 6.410 internações.
Esse número é o maior já registrado desde o início da Pandemia e isso tem preocupado aos governantes das cidades e principalmente do estado.
Em Araraquara por exemplo, o endurecimento das medidas chegou no grau máximo. Desde o dia 15 a cidade está em Lockdown, apenas com os serviços essenciais funcionando, porém no dia 21 o Prefeito Edinho Silva decidiu endurecer ainda mais e decretar “lockdown total”, ou seja, nem os serviços essenciais estão funcionando, tudo porque a cidade está em colapso na saúde, com falta de leitos e pacientes necessitando de internação a todo momento.
Em São Carlos a situação ainda não está tão grave, temos poucos leitos, mas a questão de os pacientes passarem mais tempo ocupando os leitos também se repete aqui, o que é uma preocupação de todos, desta forma, a saída que o Governo enxerga é de realizar o endurecimento das medidas do Plano SP.
São Carlos está na Fase Vermelha do Plano SP, a mais restritiva, com o endurecimento, acredita-se que muitas coisas vão mudar, como por exemplo alguns serviços que funcionam por drive thru, locais que estão permitidos de fazer atendimento no local, e uma fiscalização mais rígida.