fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
OMS enaltece vacinação de indígenas no Brasil e atendimento a vulneráveis na pandemia Divulgação

OMS enaltece vacinação de indígenas no Brasil e atendimento a vulneráveis na pandemia

Escrito por  Nov 03, 2021

Autoridades destacaram o índice de vacinação entre povos indígenas, que superou a marca dos 80% de imunizados

 

SUÍÇA - Em encontro com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, na terça-feira (2), em Genebra (Suíça), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, destacou os avanços do Brasil na vacinação de povos tradicionais contra a Covid-19 e ouviu elogios sobre a atuação do Brasil no enfrentamento à pandemia.

Adhanom exaltou, especialmente, o índice de vacinação de indígenas, que, desde setembro, superou a marca dos 80% de imunizados. Ele disse entender os desafios do Brasil, inclusive no que diz respeito à logística para alcançar comunidades isoladas.

O diretor reconheceu o sistema brasileiro de saúde pública como “exemplo a ser replicado no mundo” e disse que as críticas que repercutem são excessivamente duras, especialmente quando não se leva em conta que a Covid-19 é altamente letal e atingiu milhões mundo afora.

Damares Alves explicou que todos os ministérios e órgãos de governo estiveram empenhados no enfrentamento à pandemia, com a criação de comitês internos relacionados ao tema. Somente a pasta de direitos humanos teve mais de 500 iniciativas de atendimento aos públicos atendidos pelo Ministério.

Continua depois da publicidade

Outras pautas

A ministra ressaltou, ainda, o novo olhar do governo brasileiro para as pessoas com doenças raras e suas famílias e que agora o atendimento a esse grupo social é reconhecido como política de direitos humanos.

“Outra boa notícia que temos a compartilhar é a baixa mortalidade de idosos que moram em abrigos. E isso só aconteceu porque envolvemos toda uma cadeia de atendimento na adoção de medidas sanitárias, como o isolamento social e a vacinação prioritária a esse grupo”, afirmou.

Presente ao encontro, a secretária nacional da Família, Angela Gandra, destacou que todas as políticas públicas no Brasil, inclusive na saúde, são pensadas na perspectiva do fortalecimento de vínculos familiares.

Os representantes da OMS presentes mostraram-se especialmente interessados nas ações de incentivo à amamentação e acompanhamento de mães e bebês por equipes de saúde da família. E disseram que irão em breve ao Brasil para conhecer essa iniciativa.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31