SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica que a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades foi suspensa temporariamente por causa do comunicado emitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na noite desta segunda-feira (10/05).
A Anvisa suspendeu preventivamente a aplicação de vacinas contra COVID-19 da AstraZeneca/Fiocruz para gestantes e puérperas.
A suspensão será mantida até que ocorra uma nova orientação por meio do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. A vacinação contra a COVID-19 permanece em andamento para os demais públicos: Síndrome de Down, transplantados de medula óssea, coração, pulmão, rim, pâncreas e fígado em uso de medicamento imunossupressor, pacientes em terapia renal substitutiva (diálise ou hemodiálise), pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e idosos com 60 anos ou mais.
Em São Carlos, devem ser vacinadas 494 gestantes e puérperas com comorbidades, porém somente 16 foram imunizadas na faixa etária de 24 a 42 anos no primeiro dia da vacinação. Todas receberão acompanhamento das equipes municipais de saúde.