WASHINGTON – A Amazon.com planeja lançar seus primeiros satélites de internet no primeiro semestre de 2024 e oferecer testes comerciais iniciais logo depois, informou nesta terça-feira a empresa, enquanto se prepara para competir com a SpaceX, de Elon Musk, e outras no fornecimento de internet de banda larga globalmente.
A unidade de internet via satélite da Amazon, Kuiper Project, começará a produzir os satélites em massa ainda este ano, afirmou a empresa. Esses serão os primeiros de mais de 3 mil satélites que a gigante da tecnologia planeja lançar em órbita baixa da Terra nos próximos anos.
“Definitivamente faremos testes beta com clientes comerciais em 2024”, disse Dave Limp, chefe de dispositivos da Amazon, em uma conferência em Washington.
O “terminal padrão do cliente”, antenas quadradas de 11 polegadas para a rede Kuiper, custará à Amazon menos de 400 dólares cada para produzir e fornecer internet de 400 megabits por segundo para os clientes, informou a empresa.
Uma antena móvel menor e quadrada, medindo 7 polegadas de largura e pesando meio quilo, será o terminal “mais acessível” da Amazon para a rede, embora a empresa não tenha divulgado o preço.
Por Joey Roulette / REUTERS