ZURIQUE - A Nestlé pretende impulsionar o crescimento das vendas orgânicas para 4% este ano, disse a gigante de alimentos na quinta-feira, depois que a forte demanda por alimentos para animais de estimação e produtos de saúde nas Américas ajudou seu crescimento a superar seus pares no ano passado.
Os consumidores continuaram comprando alimentos embalados durante a pandemia e o fabricante das sopas Maggi e do café instantâneo Nescafe se saiu melhor do que alguns rivais, dispensando negócios de baixo desempenho e investindo em áreas de crescimento, como alimentos à base de plantas, café e ciências da saúde.
“Estamos vendo uma melhoria contínua no crescimento orgânico pelo terceiro ano consecutivo”, disse o CEO Mark Schneider a repórteres por telefone.
“Há uma possibilidade de ultrapassar o ponto de 4% (este ano), o que seria ótimo, mas, diante das incertezas, é difícil se comprometer com isso agora.”
Schneider disse que a alimentação para animais de estimação teve um ano estelar e ofereceu grandes oportunidades de crescimento orgânico e por meio de aquisições ocasionais.
Ele disse não estar feliz com o desempenho na China, onde as vendas de orgânicos caíram, e disse que as equipes estão trabalhando muito para melhorar este ano, com a ajuda da recente alienação da Yinlu.
O diretor financeiro, François-Xavier Roger, disse que o grupo espera que a Ásia, incluindo a China, retorne ao crescimento médio de um dígito este ano.
O grupo suíço quer alcançar um crescimento sustentado de um dígito médio no médio prazo depois que as vendas orgânicas cresceram 3,6% em 2020, à frente do consenso e do crescimento de vendas subjacente de 1,9% da Unilever.
Espera-se que a Danone da França registre um crescimento comparável negativo na sexta-feira.
A Nestlé orientou-se por uma melhora “moderada contínua” em sua margem operacional de negociação neste ano. Isso não é uma surpresa, disseram os analistas do RBC, mas pode moderar algumas expectativas mais otimistas também para o setor mais amplo de bens de consumo.
A Nestlé melhorou a margem para 17,7% no ano passado, dentro de sua meta de médio prazo de 17,5-18,5% que já havia alcançado um ano atrás.
A empresa tem vendido negócios de baixo desempenho e acaba de transferir suas principais marcas de água na América do Norte para empresas de capital privado por US $ 4,3 bilhões.
Schneider reafirmou o compromisso da Nestlé com o restante do portfólio de água e também com os confeitos.
O lucro líquido caiu ligeiramente para 12,2 bilhões de francos, devido a um ganho não recorrente no período do ano anterior, mas superando as expectativas. A Nestlé propôs seu 26º aumento consecutivo em dividendos para 2,75 francos suíços por ação. Também possui um programa de recompra de ações em andamento.
As ações da Nestlé ficaram estáveis em 1029 GMT, superando um índice do setor de alimentos europeu ligeiramente mais fraco.
($ 1 = 0,8987 francos suíços)
*Reportagem de Silke Koltrowitz / REUTERS