fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Irã diz que estoque de urânio enriquecido a 60% chega a 25kg

Escrito por  Nov 06, 2021

IRÃ - O Irã aumentou seu estoque de urânio enriquecido a 60% para 25 quilos, noticiou a mídia estatal na sexta-feira, o que pode aumentar as complicações que assolam os esforços para ressuscitar o acordo nuclear de 2015 entre o país e potências mundiais.

As negociações devem ser retomadas em 29 de novembro em Viena, mas potências ocidentais dizem que o enriquecimento de urânio acelerado do Irã, que se aproxima do grau de uso em armas e viola limites estabelecidos pelo pacto desde que os Estados Unidos do então presidente Donald Trump se desligaram dele em 2018, está diminuindo as chances de salvá-lo.

"Até agora, produzimos 25 quilos de urânio a 60%, o que, exceto por países com armas nucleares, nenhum outro país é capaz de produzir", disse Behrouz Kamalvandi, porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã, segundo citações da mídia estatal.

Continua depois da publicidade

O Irã nega buscar armas nucleares, dizendo que está refinando urânio somente para fins civis de geração de energia, e afirma que suas violações são reversíveis se os EUA suspenderem as sanções e voltarem ao acordo.

Em abril, a agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) disse que o Irã iniciou o processo de enriquecer urânio a 60% de pureza físsil na usina nuclear de superfície de Natanz, confirmando comunicados prévios de autoridades iranianas.

Em junho, o regime disse ter produzido 6,5 quilos de urânio enriquecido a mais de 60%.

O acordo nuclear limita a 3,67% o grau de pureza de refinamento de urânio do Irã, o nível adequado à geração de energia para fins essencialmente civis --bem menos do que os 20% alcançados antes do pacto de 2015 e muito abaixo dos 90% adequados a uma arma nuclear.

 

 

REUTERS

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.