fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Bairro São Carlos VIII comercializa hortaliças a preços baixos e livre de agrotóxicos (Foto: Muda8)

Bairro São Carlos VIII comercializa hortaliças a preços baixos e livre de agrotóxicos

Escrito por  Jun 10, 2021

Projeto Muda8 conta com parceria do Enactus UFSCar

 

SÃO CARLOS/SP - Aliar a produção e o acesso de alimentos saudáveis à geração de renda: essa é a proposta do projeto Muda8, do programa Enactus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que implantou uma horta no bairro São Carlos VIII, a fim de comercializar hortaliças de qualidade, sem uso de nenhum tipo de produto industrial ou agrotóxico, a preço muito abaixo do mercado. Com a ampliação do projeto, os produtos agora também estão disponíveis para venda a toda a população. 

São comercializados aproximadamente 15 tipos de hortaliças, que variam conforme as estações do ano. Entre elas, alface crespa, lisa e mimosa, couve, salsinha, cebolinha, rúcula, coentro, brócolis, couve-flor e repolho. Todas são vendidas a R$ 2, diretamente na horta, que fica na Av. Comendador Oscar Freire, s/n, e funciona no período da manhã. O contato direto com os produtores pode ser feito pelo WhatsApp (16) 99342-3861 ou (16) 99756-9767.

O manejo da horta é feito pelos integrantes da família Almeida - José Carlos, Eliana Gomes, Talia Gabriela, Jéssica Ieda e Maicon -, residentes no bairro. Eles obtêm renda por meio da venda dos produtos. "Com a produção e venda de hortaliças, a família tem a chance de ter seu próprio negócio, não precisando depender de subempregos, como a maioria da população local. Dessa forma, a renda obtida com a horta proporciona melhorias significativas na qualidade de vida de Carlos e sua família", explica Gabriel Saba de Almeida Cunha, estudante do curso de Engenharia de Produção e integrante do Enactus UFSCar.

O projeto, que tem parceria das empresas Semeia Compostagem, Francisco Esterco e Viveiro Ranzini, surgiu a partir de duas problemáticas encontradas no bairro São Carlos VIII: o descarte irregular de lixo e, principalmente, o acesso limitado a alimentos saudáveis pela comunidade. "No caso, existia um terreno com descarte irregular de lixo (lixão) e foi encontrada uma oportunidade de limpeza deste terreno com a transformação do local em uma horta", conta o integrante do Enactus UFSCar.

Implantado em 2014, o projeto enfrentou um desafio: expandir a produção da horta, tanto em relação ao número de canteiros quanto à diversidade de hortaliças. "Atualmente, após uma expansão da produção contínua, estamos prevendo nos próximos meses maior oferta do que procura. Dessa forma, queremos divulgar os grupos de vendas e os canais possíveis para que mais gente possa conhecer a horta", afirma Gabriel Cunha. Além disso, o projeto já está estruturando um serviço de entregas, uma vez por semana, a ser implantado nos próximos meses.

Outro objetivo do projeto é garantir o acesso a alimentos saudáveis: "A comunidade do projeto reside em um bairro mais afastado do centro da cidade, o que resulta em uma oferta menor de opções de alimentos, além do baixo poder econômico dessa população, já que produtos orgânicos podem custar até 257% a mais", avalia o estudante da UFSCar.

Para saber mais sobre o Muda8 e acompanhar a oferta de produtos disponíveis, acesse as páginas do projeto no Instagram (instagram.com/muda8), Facebook (facebook.com/projetomuda8) ou entre em contato diretamente com os produtores pelo WhatsApp (16) 99342-3861 ou (16) 99756-9767.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30        
Propagandas gratuitas right 2